Cidades

Portos brasileiros batem recorde com 1,04 bilhão de toneladas movimentadas; Santana é destaque entre portos públicos

Transporte por longo curso, cabotagem e interior também apresentaram crescimentos históricos


 

Dados estatísticos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) mostram que em setembro os portos brasileiros bateram mais um recorde, e movimentaram 1,04 bilhão de toneladas de cargas no acumulado entre janeiro e setembro. Isso representa 3,25% em comparação com o mesmo período do ano passado. Um dos destaques foi o Porto de Santana, no Amapá.

 

Segundo os dados do estatístico aquaviário da agência, em setembro foram movimentados 120,4 milhões de toneladas (+4,84%). O número também foi o maior para o mês na série histórica.

 

Ao longo do mês de setembro também aconteceram recordes nas navegações de longo curso, cabotagem e navegação interior. O primeiro foi responsável pela movimentação de 87,7 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 3,35%; a movimentação de cabotagem atingiu 25,1 milhões de toneladas, um crescimento de 1,28%; e a navegação interior movimentou 7,5 milhões de toneladas, uma alta de 50%.

 

Portos Públicos

Os portos públicos movimentaram 43,8 milhões de toneladas de cargas em setembro de 2025. O número representa aumento de 3,26% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Entre os 20 portos públicos que mais movimentam no país, o com maior crescimento percentual no nono mês do ano foi o Porto de Santana (AP). O aumento foi de 40,12%, em comparação com setembro de 2024, e a movimentação atingiu 0,4 milhão de toneladas.

 

Nos terminais autorizados (privados) houve um crescimento de 5,77% na movimentação em relação a setembro do ano passado. O setor movimentou 76,6 milhões de toneladas de cargas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade