Política

Clécio Luís diz que Amapá chega gigante na COP30

Com cerca de quatrocentos integrantes, delegação amapaense está em Belém na Conferência do Clima com discurso por desenvolvimento sustentável


 

O governador Clécio Luís desembarcou na capital paraense com a maior delegação da Amazônia para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), com abertura das programações nesta segunda-feira, 10, seguindo atédia 21 de novembro. São cerca de quatrocentos representantes entre indígenas, quilombolas, pesquisadores, empreendedores, agentes culturais e membros da sociedade civil levando o estado mais preservado do país ao centro das discussões globais sobre clima e desenvolvimento a Belém.

 

Durante o programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 10, o governador Clécio Luís destacou que o Amapá chega gigante, não só pelo tamanho da comitiva, mas pela trajetória de preservação ambiental e pelas propostas que o estado leva à conferência.

 

 

“A maior parte da nossa delegação é da sociedade civil e todos os poderes também estão aqui conosco. Nós estamos como uma grande vitrine de sustentabilidade, e temos como provar isso, já que temos o estado mais preservado do Brasil”, afirmou o governador do Amapá.

 

O estado apresentará projetos voltados à bioeconomia, transição energética inclusiva, ciência e tecnologia, governança das águas e justiça climática com foco no desenvolvimento. Um dos destaques é a exposição de 60 startups amapaenses, que transformam recursos naturais em produtos sustentáveis.

 

Sobre o tema da exploração de petróleo na Margem Equatorial, que é um dos assuntos mais sensíveis da COP30, o governador reforçou que o estado defende o direito de avançar com pesquisas e produção sustentável de energia.

 

“Preservar é nosso compromisso, mas também acredito que temos o direito de produzir petróleo com responsabilidade. Para gerar novos recursos, gerar empregos e mais desenvolvimento para o nosso estado”, disse o governador.

 

Durante a COP30, o Amapá pretende destacar sua posição como o estado mais preservado do Brasil com 73% do território coberto por florestas e áreas protegidas, mas também alertar para algumas desigualdades existentes na região.

 

“As pessoas olham para a Amazônia e veem apenas as copas das árvores, mas não enxergam que debaixo delas há pessoas vivendo lá. Queremos inverter essa lógica e mostrar que valeu a pena preservar, que valeu a pena não devastar, porque nós transformamos isso em ativos econômicos para a própria população que ajudou a preservar”, declarou o governador.

 

Clécio Luís encerrou a entrevista afirmando que o Amapá chega à COP30 para apresentar uma Amazônia que quer ser ouvida não só por sua biodiversidade, mas também por sua gente.

 


Deixe seu comentário


Publicidade