Política

‘Amapá tem autoridade para falar de preservação e buscar desenvolvimento’, diz Clécio na COP30

Projetos levados pelo Amapá à COP30 objetivam investimentos para seguir com política de proteção das florestas e impulsionar o desenvolvimento social


 

Levando o protagonismo do Amapá, o governador Clécio Luís integrou na segunda-feira, 10, a abertura do HUB Amazônia na Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), um dos espaços do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL) no evento. Com bons exemplos a serem seguidos pelo mundo, Clécio Luís leva à COP30 muito mais do que programas aguardando financiamento, mas uma visão estratégica de futuro que reforça o papel do Amapá na construção de uma nova agenda climática.

 

 

“Um momento para vender positivamente a imagem do Amapá e reafirmar a nossa posição, que é de nos orgulharmos e defendermos o Estado mais preservado e mais protegido, que tem muitos atributos ambientais, mas que também tem o direito a se desenvolver. O Amapá chegou aqui com autoridade moral para falar de preservação e buscar desenvolvimento”, evidenciou Clécio Luís.

 

Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. Organizada pelo Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a programação oficial iniciou na segunda-feira e vai até o dia 21 de novembro, em Belém, capital do Pará.

 

 

O governador do Estado cumpre uma agenda estratégica durante a COP30, apresentando projetos em 5 principais eixos:

• Eixo I – Sistema Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade

• Eixo II – Programa de Transição Energética Inclusiva

• Eixo III – Plano de Apoio à Sociobioeconomia

• Eixo IV – Justiça Climática e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais

• Eixo V – Cidades das Águas: Gestão Hídrica e Ordenamento Territorial

 

São iniciativas que precisam de recursos como forma de financiar estudos, negócios, equipamentos, e ainda o aprofundamento de cadeias produtivas. A ideia é atrair empresas e bancos de investimentos interessados em fomentar a economia do Amapá, por meio de negócios éticos, que apliquem a sustentabilidade, aliando a preservação ao desenvolvimento.

 

O HUB Amazônia celebra a cooperação entre os nove estados da Amazônia Legal, com apresentação de entregas coletivas em prol do desenvolvimento sustentável e da valorização da região. A presença dos governadores da Amazônia Brasileira na COP30 reforça o protagonismo regional e o compromisso conjunto com a agenda climática global.

 


Deixe seu comentário


Publicidade