Política

Presidente do TJAP é eleito por aclamação para integrar Diretoria do Consepre em 2026

A eleição ocorreu na quinta, 13, durante o XVIII Encontro do Consepre, realizado no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte


 

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) passa a integrar a mesa diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) para o ano de 2026. O presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, assume o cargo de vice-presidente de Relacionamento Institucional, função estratégica voltada ao fortalecimento de iniciativas institucionais e ao aprimoramento das relações entre os Tribunais estaduais e demais órgãos do sistema de Justiça. A eleição ocorreu na quinta-feira (13/11), durante o XVIII Encontro do Consepre, realizado no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.

 

“Recebo com muita honra e senso de responsabilidade a missão de integrar a mesa diretora do Consepre como vice-presidente de Relacionamento Institucional. Esta escolha, feita de forma unânime pelos colegas presidentes, representa não apenas um reconhecimento ao trabalho que o Tribunal de Justiça do Amapá desenvolve, mas também uma oportunidade de fortalecer ainda mais a atuação conjunta dos Tribunais de Justiça do país”, destacou o desembargador Jayme.

 

O chefe do Poder Judiciário do Amapá complementou: “o Relacionamento Institucional é um eixo fundamental para fortalecer parcerias, ampliar o diálogo com a sociedade e consolidar a presença do Judiciário em temas estruturantes para o desenvolvimento nacional. Estarei empenhado em contribuir para uma gestão colaborativa, transparente e comprometida com o fortalecimento dos Tribunais de Justiça em todas as suas dimensões”.

 

 

A nova composição do colegiado reúne representantes das cinco regiões do país e reforça a pluralidade e o compromisso dos Tribunais de Justiça com uma gestão democrática, integrada e cooperativa.

 

A sessão que definiu a mesa diretora foi conduzida pelo presidente da Comissão Administrativa do Consepre e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho. O desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi eleito para a presidência do Consepre com 23 votos.

 

Além do presidente do TJAP, também foram escolhidos por aclamação: o desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), como vice-presidente; a desembargadora Lídia Maejima, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), como vice-presidente de Cultura; e desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), como vice-presidente de Inovação e Tecnologia.

 

O atual presidente do Consepre, desembargador Raduan Miguel Filho, ressaltou a diversidade da nova diretoria, enfatizando que a representação nacional – com membros das regiões Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste – reforça a força e a unidade dos Tribunais de Justiça estaduais.

 

A posse da nova mesa diretora ocorrerá automaticamente no dia 2 de janeiro de 2026.

 


Deixe seu comentário


Publicidade