Nota 10

Volta Grande homenageia César Bernardo por relevante contribuição literária

Distinção será formalizada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores do município mineiro


 

Dia 19 próximo César Bernardo será homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Câmara Municipal, em Sessão Solene, como filho ilustre de Volta Grande (MG), com destaque pelas suas publicações literárias e obras técnicas e científicas, como reconhecimento público de sua terra natal.

 

Sem poder comparecer ao evento, por motivo de saúde, César Bernardo será representado por seus dois filhos: Tito Guimarães e Fernando de Souza e outros parentes que residem no município – e também pelo seu amigo, editor e confrade Paulo Tarso Barros, secretário-geral da Academia Amapaense de Letras, que na oportunidade também representará a instituição mais antiga das letras no Amapá.

 

 

César Bernardo de Souza, que tem todo um histórico de dedicação ao Amapá, com bastante trabalho, desde que aqui chegou, nos anos 1970, através do Projeto Rondon, é um mineiro nascido em 2 dejaneiro de 1952. Estudou na Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

– Professor habilitado para o ensino de 1º e 2º graus para as disciplinas de Agricultura, Agricultura Especial, Zootecnia e Ciências.
– Instrutor e Supervisor de Educação para o Trabalho da LBA/AP.
– Diretor do Museu de História Natural “Ângelo Moreira da Costa Lima/AP.
– Chefe da Divisão de Botânica do Iepa.
– Subcoordenador do Programa de Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá.
– Funcionário Público (Ex. Território Federal do Amapá).
– Radialista, jornalista articulista e militante político.
– Membro da Associação Amapaense de Escritores – Apes.
– Membro titular “IMMORTALITATEM” do Memorial Amapá – Academia dos Notáveis Edificadores do Amapá.
– Membro efetivo da Academia Amapaense de Letras – Cadeira nº 20 (Patrono: João Távora).

 

 

Livros publicados (Tarso Editora):

– Mestre Açaizeiro & Assembleia dos Peixes (2013); O Doutor das Calçadas (2015); – Contos que eu lhe conto (2017); A Praia Dona Ana (2022); Janito & Zipo (2023); Águas Revoltas (2024).

 

Coautor das seguintes publicações técnicas

Manguezais do Amapá (MAMCL); Macro Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá (Iepa);  Zoneamento Ecológico Econômico da Região Sul do Estado do Amapá (Iepa);  – Laranjal do Jari: Realidades que devem ser conhecidas (Iepa); – Mazagão: Realidades que devem ser conhecidas (Iepa);  – O Município e o Meio Ambiente (Cema). Tem participação em diversas antologias de poesias e de contos publicadas no Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade