Política

Randolfe reforça importância do Dia da Consciência Negra

Autor do PLS 482/2017, líder do governo no Congresso Nacional destacou que país ainda convive com as heranças da escravidão


 

A defesa da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição histórica da população negra para a formação do Brasil marcaram a sessão solene de entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, realizada nesta segunda-feira, 17, no Plenário do Senado Federal, proposta pelo senador Randolfe Rodrigues.

 

A cerimônia, que homenageou personalidades que promovem a cultura afro-brasileira, antecedeu as comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

 

O senador Randolfe, líder do governo no Congresso Nacional, é o autor do PLS 482/2017 – projeto que institui o dia Nacional da Consciência Negra –, ressaltou em seu discurso que a data deve ser um momento de celebração, mas também de profunda reflexão.

“Ainda há proprietários de terras que oprimem e escravizam, como no passado. Nosso país é uma Nação com os pés na África, resultado da mistura de povos. Que isso seja, como dizia Darcy Ribeiro, mais virtude do que defeito”, afirmou Randolfe.

 

Compromisso

A atuação de Randolfe Rodrigues em defesa da agenda antirracista é anterior à sessão solene. Como autor do PLS 482/2017, que determina que o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, seja declarado como feriado nacional. Coube a ele também a garantia de recursos para a reforma do Centro de Cultura Negra Raimunda Ramos, em Macapá, onde tradicionalmente acontece as atividades do Encontro dos Tambores, que marcam as festividades pelo Dia da Consciência Negra.

Homenageados de 2025

Seis personalidades foram agraciadas com a Comenda Abdias Nascimento em 2025, reconhecidas por suas trajetórias na promoção da cultura afro-brasileira e na defesa dos direitos humanos, são eles: Bezerra de Menezes (In memoriam); Carlos Alves Moura; Gilson José Rodrigues Junior; Natanael dos Santos; Tulio Augusto Samuel Custódio e Valdice Gomes da Silva. A comenda é uma das mais importantes outorgadas pelo Senado.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade