Nota 10

Candidatos se preparam para a 19ª edição dos concursos Mais Belo Negro, Negra e Diversidade

O tradicional desfile apoiado pelo Governo do Estado acontece nesta quarta-feira, 19, a partir das 21h, no palco principal do Centro de Cultura Negra do Amapá


 

O desfile para eleger os mais belos afrodescendentes do Amapá no 30° Encontro dos Tambores, acontece na quarta-feira, 19, a partir das 21 horas, no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA).

 

O concurso está na 19ª edição, retorna após um ano e vai premiar nas categorias ‘Mais Bela Negra’, ‘Mais Belo Negro’ e ‘Mais Bela Diversidade Negra’ com valores em dinheiro, além de faixa e coroa.

 

O coordenador do evento, Miqueias Mendes, falou da importância em permanecer vivo o maior e mais tradicional certame da beleza do Amapá, pois em 2023 foi a última vez que foi realizado.

 

 

“Além do sorteio da ordem do desfile, estamos apresentando os candidatos à sociedade. Esse é o maior certame de beleza e está em amar, vivenciar a nossa cultura, e conhecer os fundamentos do Encontro dos Tambores”, ressaltou o coordenador.

 

Eleita em 2023 como a Mais Bela Diversidade Negra, Manoela Marfin, de 23 anos, falou da realização pessoal e cultura. A ganhadora disse que começou a participar de concursos em 2021, inicialmente em quadrilhas, e atualmente trabalha como auxiliar administrativa.

 

“É uma grande honra representar meu município de Calçoene e o estado do Amapá, me sinto muito orgulhosa em ser a primeira representante da cidade a conquistar um título. E é uma grande oportunidade de valorizar e levar o nome da minha região”, disse Manoela.

 

O tradicional desfile inicia no palco principal do Encontro dos Tambores. A ganhadora da categoria a Mais Bela Negra de 2023, Lorrany Mendes, de 20 anos, reinou também em 2024 e descreveu a motivação em participar do concurso.

 

 

“É um sonho de infância influenciado pela minha irmã e pelo desejo de representar meu povo.  Estou na expectativa para repassar a faixa para sucessora da edição 2025”, disse.

 

Participando pela primeira vez do concurso e de um desfile, o macapaense Matheus Peres, de 27 anos, disse que a organização do evento o motivou para a participação e que está com boas expectativas de vitória.

 

 

“A organização da União dos Negros do Amapá aumentou muito o nível do concurso, principalmente na atenção que dão aos povos que veem representar suas comunidades. Estou com boas expectativas para ganhar o primeiro lugar porque estou me dedicando bastante, mas espero que vença o melhor”, destacou o candidato.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade