Sistema Diário de Comunicação entrega acervo histórico para Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Coleção com registros jornalísticos do Diário do Amapá durante os anos 1990 fortalece patrimônio histórico-documental do estado

O governador Clécio Luís entrega, na tarde desta quarta-feira, 27, a Biblioteca Pública Elcy Lacerda totalmente reestruturada para receber estudantes, pesquisadores e a população em geral.
Pela manhã, o Sistema Diário de Comunicação fez a entrega de edições encadernadas do seu acervo histórico dos anos 1990, que agora passam a integrar o setor de obras raras e periódicos da instituição.
A doação foi feita pelo superintendente Luiz Melo, acompanhado da diretora de jornalismo do Sistema Diário, Ziulana Melo, diretor administrativo, Márlio Melo, e de jornalistas do grupo.
O material inclui exemplares do Jornal Diário do Amapá, publicados na década de 1990, que retratam coberturas jornalísticas no estado durante aquele período.
Para a secretária de cultura do estado, Clícia Di Miceli, a chegada do acervo representa um ganho significativo para a memória do Amapá.
“É um presente para a biblioteca e para a sociedade. Este material será muito bem cuidado e ficará à disposição de pesquisadores, estudantes e de todos que queiram conhecer a história política e social do estado por meio das publicações do Diário”, destacou a secretária.
Ziulana Melo reforçou a importância de compartilhar patrimônio documental com o público.
“Este acervo não podia ficar restrito ao prédio do jornal. São várias histórias contadas ao longo desses anos. Hoje, entregamos parte da nossa memória para que sirva de fonte de pesquisa para alunos, historiadores e cientistas políticos”, afirmou Ziulana.
O setor de obras raras da nova biblioteca abriga documentos ainda do século passado, incluindo diários oficiais, revistas institucionais e projetos históricos como o da restauração da Fortaleza de São José de Macapá e jornais publicados antes e depois da criação do estado do Amapá.
Para o professor e pesquisador Alcy Jackson, que atua no setor, a incorporação do acervo do Sistema Diário amplia o acesso à história recente do estado.
“É uma aquisição valiosa. Aqui estão fatos marcantes registrados pela imprensa, que agora estarão acessíveis para acadêmicos, mestrandos, doutorandos e para toda a sociedade amapaense”, ressaltou.
A Biblioteca Pública Elcy Lacerda reabre as portas como um espaço moderno, acolhedor, com diversas outras melhorias e voltada à preservação da memória do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade

















