Cidades

Governador Clécio vai inaugurar primeiro Centro de Radioterapia do Amapá

Governo do estado está prestes a implantar marco histórico na saúde pública com entrega no bairro Infraero 2, zona norte de Macapá, ao lado do Hospital de Amor


 

Com investimento aproximado de R$ 16,3 milhões em obras e equipamentos de alta tecnologia viabilizados com articulação do senador Davi Alcolumbre, o Centro de Radioterapia do Amapá vai transformar o tratamento oncológico no estado.

A estrutura ofertará, pela primeira vez na rede pública amapaense, radioterapia e braquiterapia, reduzindo drasticamente a necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Equipado com um acelerador linear de última geração, tecnologia produzida no Vale do Silício, o centro terá capacidade inicial para até 45 sessões por dia, funcionando pelo menos 12 horas diárias.

A expectativa é realizar 1.056 sessões mensais, permitindo que 35 a 53 pacientes sejam tratados todos os meses, cada um deles necessitando entre 20 e 30 sessões.

A nova unidade conta com consultórios, ambulatório, salas de moldes e máscaras, observação, curativos, triagem, oficina de blocos e setor administrativo.

O serviço será administrado pelo Hospital de Amor e integrado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que já abriga a Unacon, que atende atualmente mais de sete mil pacientes oncológicos.

 

“Hoje, no Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer, estamos aqui no nosso primeiro Centro Estadual de Radioterapia da Amapá, um avanço histórico. Estamos muito felizes porque é daqui que os amapaenses vão poder fazer a radioterapia, uma parte muito importante da luta contra o câncer. Nós sabemos o quanto é difícil um paciente se deslocar do Amapá, às vezes sozinho, longe da família, para fazer radioterapia em outro estado. A partir de agora, nós estamos preparando tudo para inaugurar nos próximos dias o nosso centro especializado em radioterapia. Nós estamos falando de esperança, de amor, de acolhimento e de resultividade”, pontuou o governador Clécio.

O Centro de Radioterapia representa mais do que infraestrutura: ele traz esperança para pacientes que enfrentam longas jornadas e custos emocionais e financeiros para tratar o câncer fora do estado.

 

Relatos de usuários mostram a expectativa e o alívio com a chegada do serviço: “vai salvar muitas vidas”, afirma uma paciente; “é uma bênção”, diz outra; familiares celebram o “alívio de ter o tratamento perto de casa”.

 

Com os ajustes finais sendo acompanhados pelo governador Clécio Luís, o estado se prepara para entregar uma unidade de saúde moderna, humanizada e fundamental para fortalecer a política de tratamento do câncer no Amapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade