Polícia

Amapá integra encontro de operacionalização de tecnologia avançada no uso de drones para fiscalização ambiental

Em Brasília/DF, o Amapá participa do 1º Encontro de Aviação Pública Não Tripulada – Drone.Gov que encerra nesta sexta-feira, 28


 

Como parte das ações de otimização dos serviços ambientais, o Governo do Amapá reforça sua atuação na busca de modernizar o monitoramento da gestão ambiental, para isso, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), integram as equipes que participam do 1º Encontro de Aviação Pública Não Tripulada – Drone.Gov, em Brasília/DF.

 

Realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Academia Nacional de Polícia Federal, o evento que encerra nesta sexta-feira, 28, reúne representantes de 113 instituições, entre autoridades, órgãos públicos, forças de segurança, instituições civis e especialistas para discutir o uso de drones e tecnologias inovadoras aplicadas ao monitoramento e à gestão ambiental.

 

 

Durante o encontro, houve a apresentação de painéis, fóruns, mesas-redondas, palestras técnicas e oficinas. A iniciativa visa promover trocas de experiências, identificar desafios comuns, atualizar conhecimentos sobre avanços tecnológicos e debater o futuro da aviação não tripulada no setor público, tendo como princípios norteadores a eficiência e a segurança operacional. O equipamento pode ser empregado em operações de vigilância, inspeções, monitoramento ambiental, detecção de incêndios, especialmente, em áreas remotas e de difícil acesso.

 

O coordenador de Fiscalização Ambiental da Sema, Bruno Esdras, destaca que a participação da Sema reforça o compromisso do Governo do Estado em modernizar suas ações de fiscalização, incorporando drones, sensores, inteligência artificial e ferramentas avançadas de geoprocessamento.

 

 

“Nossa equipe está acompanhando as oficinas e painéis sobre operações BVLOS, EVLOS e VLOS, aerofotogrametria, mapeamento 3D, monitoramento e fiscalização de áreas remotas. Esse domínio tecnológico fortalece a capacidade técnica da fiscalização no estado garantindo eficiência e segurança no uso de aeronaves remotamente pilotadas”, evidenciou Bruno.

 

Com os olhos no futuro, o Governo do Amapá, busca estruturas em novas tecnologias aplicada ao serviço público para equipar o serviço operacional de monitoramento e fiscalização ambiental no estado.

 

“A partir dessa integração de serviços, o Governo do Amapá poderá avançar para uma atuação mais eficiente com o uso da tecnologia, além disso, estará mais preparado para identificar e coibir infrações ambientais em todo o território amapaense. E, para isso, trabalhamos na busca desse processo de modernização”, declarou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

 

 

Definições

No encerramento do encontro, nesta sexta-feira, 28, os membros irão criar Câmaras Técnicas para dar continuidade aos encaminhamentos discutidos nos debates e na plenária de encerramento, consolidando um ambiente colaborativo para o avanço das operações com aeronaves remotamente pilotadas no âmbito governamental.

 


Deixe seu comentário


Publicidade