Lucas Abrahao quer que petroleiras comprem do mercado do Amapá
Medida do deputado federal pode atrair indústrias para o estado, ampliar investimentos e gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

O deputado federal Lucas Abrahao (Rede/AP) apresentou o Projeto de Lei (PL) 5.852/2025, que cria um novo sistema de bonificação de conteúdo local para o setor de óleo e gás.
A proposta incentiva as empresas da cadeia petrolífera a priorizarem a compra de bens e serviços produzidos no Brasil, especialmente nos estados da Margem Equatorial, como o Amapá.
O mecanismo permite que as petroleiras acumulem ‘créditos’ quando utilizam fornecedores nacionais, fortalecendo a indústria e o comércio e gerando competitividade. Esses créditos poderão ser usados em futuras licitações para novos blocos de exploração — o que faz da compra local uma vantagem estratégica.
A medida pode atrair indústrias para o Amapá, ampliar investimentos e gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Segundo estudos citados no projeto, o desenvolvimento da cadeia industrial em todos os estados da Margem Equatorial pode criar até 320 mil empregos, destes aproximadamente 50 mil no Amapá.
Abrahao afirma que o PL é também uma oportunidade para a juventude amapaense, que poderá acessar vagas de formação técnica, estágios e empregos qualificados com a chegada de novos empreendimentos ao estado.
O projeto reforça a industrialização brasileira, impulsiona exportações e colabora no posicionamento do Amapá como novo polo da economia do petróleo.
Deixe seu comentário
Publicidade
