Política

Clécio aponta realizações e diz que está havendo uma revolução na saúde do Amapá

Como apenas um exemplo, governador mostrou que ao assumir o governo havia imensa espera por cirurgias, e que até hoje já foram realizadas mais de oito mil, através do Projeto Zera Fila


 

Douglas Lima
Editor

 

“É uma revolução na saúde pública”. Assim o governador Clécio Luís se expressou no Sistema Diário de Comunicação ao descrever, rapidamente, na manhã desta terça-feira, 2, as realizações de sua gestão no setor em pouco menos de três anos à frente do estado do Amapá.

 

“É a maior entrega, pela simbologia, embora existam outras tão grandes e tão importantes”, disse o governador, referindo-se ao Centro de Radioterapia do Amapá, a ser inaugurado sexta-feira próxima. “O tratamento do câncer mexe muito com a gente, ainda mais que o Ministério da Saúde investiga qual a causa de ter tanto esta doença no Amapá”, lamentou.

 

Ao pegar o governo, lembrou Clécio Luís, a maior responsável pelos tratamentos fora de domicílio no Amapá era a catarata. Hoje se faz cirurgia de catarata no estado, assim como não havia cirurgia vascular, que passou a ter, inclusive como um programa de governo, o ‘Mais Saúde Vascular’.

 

As cirurgias, de todos os tipos, principalmente as traumatológicas, tinham imensa fila para ser feitas. Neste período do atual governo, registrou Clécio, mais de oito mil já foram realizadas com a execução do projeto Zera Fila. Os procedimentos são feitos no Hospital de Clínicas Alberto Lima com ajuda do Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, conhecido popularmente como Capuchinhos.

 

A requalificação da Maternidade Mãe Luzia está sendo concluída, mas há projetos para construção de duas novas, além de outra que será a Maternidade Central de Macapá, informou Clécio Luís na entrevista, acrescentando que em Santana também está sendo construído outro estabelecimento congênere.

 

O Hospital de Oiapoque, com 30 leitos de UTI, é uma realidade no estado, bem como o de Porto Grande. O Hospital do Município de Amapá está sendo construído. “Temos o melhor tratamento de hemodiálise, no Hospital Geral, onde o paciente grave não precisa sair do leito para o procedimento, por conta de um aparelho moderno ali existente”, registrou o governante.

 

Clécio ainda informou que no HCal está sendo construído um novo centro de obstetrícia, e também na Maternidade. A requalificação do Hospital da Criança e do Adolescente está chegando na fase conclusão. Por fim, ele antecipou que em convênio com o Hospital Universitário o governo do estado trabalha para que ali venham a ser feitos procedimentos de transplante de órgãos.

 

“Estamos com dois anos e 11 meses de governo. Vamos avançar ainda mais na saúde, nossa prioridade. Está havendo uma revolução. Isso sem falar das mais de duzentas obras de outros setores em andamento em todo o estado. Vamos vencer”, concluiu o governador.

 


Deixe seu comentário


Publicidade