Dorinaldo destina R$ 6 milhões em emenda para custeio inicial do Centro de Radioterapia do Amapá
Atendimentos de casos oncológicos devem reduzir fila do TFD (Tratamento Fora de Domicílio); casa de saúde já recebe 39 pacientes para início de procedimentos nesta segunda-feira, 8

Douglas Lima
Editor
Em entrevista ao programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9) na manhã deste sábado, 6, o deputado federal Dorinaldo Malafaia informou que destinou R$ 6 milhões em emenda para o custeio inicial do Centro de Radioterapia do Amapá, inaugurado sexta-feira, 5. A casa de saúde já atenderá, nesta segunda-feira, 8, 39 pacientes oncológicos que aguardavam tratamento.
“É uma virada de página no enfrentamento do câncer no Amapá; desde 2012 havia desenlaces burocráticos e políticos para chegarmos a esse resultado, um espaço decente para o atendimento à população do nosso estado”, declarou o deputado.
Dorinaldo falou que com a atuação do Centro de Radioterapia, a fila do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), atualmente com mais de três mil pessoas, entre diversas doenças, não somente câncer, deve ser notavelmente reduzida, sanando principalmente problemas de logística.
“Haverá um enxugamento grande dessa fila, redução de custos com passagem aérea, hospedagem, e o mais importante: manter os pacientes próximos de suas famílias, que é um ponto importante no enfrentamento do câncer; é importante ter esse acolhimento dos familiares, essa relação influencia muito”, explicou o deputado.
Entre os outros temas debatidos durante a entrevista, Dorinaldo falou da atuação do governador Clécio Luís, e sobre seu foco na saúde pública, a qual chama de “bem inegociável”, além da articulação com o senador Davi Alcolumbre, citado como figura importante para os resultados positivos da saúde no Amapá.
Projetos
Fazendo um balanço de sua atuação na Câmara Federal, Dorinaldo Malafaia falou do Projeto de Lei 833/2025, que aumenta penas em casos de descumprimento de medida protetiva, além do projeto Casa da Mulher Brasileira, para acolher femininas vítimas de violência. O parlamentar ainda abordou a questão de projetos de lei de sua autoria que prezam pela saúde de crianças e adolescentes, uso saudável dos celulares e o da proibição da monetização de conteúdos que envolvam menores de idade na internet.
Deixe seu comentário
Publicidade


