20º FIM reúne diversidade do cinema independente em sessões gratuitas em Macapá
Exibições seguem até 12 de dezembro, com entrada gratuita, e reúnem curtas de vários estados brasileiros

A programação do 20º FIM – Festival Imagem-Movimento teve início no domingo, 7, com a Mostra Muralha, que mais uma vez, transformou a centenária Muralha da Fortaleza de São José de Macapá em uma grande tela de cinema a céu aberto.
As exibições seguem até sexta-feira, 12, no Cinema Movieland, no Centro de Macapá — espaço que se consolidou como ponto de cultura da cidade, recebendo sessões audiovisuais, debates e diversas ações artísticas.
Nesta edição, a seleção de filmes reúne curtas-metragens de estados brasileiros, reafirmando a vocação do Festival para a pluralidade de olhares e narrativas do audiovisual independente.
Os filmes percorrem diferentes regiões do país e abordam temáticas e estéticas diversas, com produções vindas do Território Tupinambá de Olivença (BA), Porto Velho (RO), Belém (PA), Natal (RN), São Cristóvão (SE) e outras localidades.
Entre os destaques está a Mostra Fôlego!, dedicada às produções amapaenses. Este ano, ela apresenta duas categorias — Ficção e Documentário — fortalecendo o papel do FIM como vitrine para o cinema local.
Diversidade marca a 20ª edição do FIM
Com o mote “20 anos de cinema na Amazônia”, o Festival selecionou 66 filmes que evidenciam a diversidade de gênero, raça, origem e linguagem dentro do cinema independente nacional. As obras traduzem vivências, memórias e perspectivas que se transformam em imagem-movimento.
A curadoria priorizou filmes que representam a amplitude do audiovisual brasileiro, reforçando a presença de diferentes regiões e expressões artísticas. As mostras desta edição são: Muralha, Miscelânea, Mousikê, Quintessência, Memorabilia, Apocalipse e Fôlego! – Ficção e Documentário.
A Mostra Fôlego! é a única mostra competitiva do Festival, que contempla produções com o Prêmio Gengibirra de Audiovisual, valorizando exclusivamente o cinema produzido no Amapá, reunindo obras representativas que contribuem para a construção da identidade audiovisual do estado.
O encerramento do Festival acontecerá sábado, 13, com a festa Auvaitissê, na Casa Viva, localizada na avenida Almirante Barroso, 851, no Centro de Macapá.
Esta edição do FIM é realizada com recursos da Lei de Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), do governo federal, por meio dos editais Secult-AP Pnab Nº 001/2024 e Fumcult Pnab Nº 04/2024.
Deixe seu comentário
Publicidade


