Cidades

Habilita Amapá destina 25% das vagas para grupos específicos

Entre os que se enquadram nas cotas reservadas, estão moradores de conjuntos habitacionais e mulheres vítimas de violência; todos os inscritos no processo devem possuir cadastro no CadÚnico


 

Douglas Lima
Editor

 

Lançado em dezembro de 2025, o programa Habilita Amapá destina dez mil vagas para primeira habilitação gratuita no Amapá. Contemplando amapaenses de todos os municípios, a iniciativa do GEA com Detran-AP reservou 25% das vagas para grupos específicos, como moradores de conjuntos habitacionais e mulheres vítimas de violência. A informação foi passada pela diretora de operações do Detran, tenente Sandra Mara, em entrevista ao programa ‘Togas & Becas’ (Diário FM 90,9), na manhã deste sábado, 13.

 

O período de inscrição para o Habilita Amapá será aberto no dia 22 de dezembro, e espera receber até cem mil inscritos de todo o estado. “As inscrições serão online e a equipe de tecnologia do Detran desenvolveu um sistema que auxiliará no cadastro; a pessoa entra com seu CadÚnico e já aparece boa parte de seus dados; o programa é destinado à população de baixa renda do Amapá”, explicou Sandra.

 

 

Acerca das divisões das vagas, a diretora de operações falou que, além dos subprogramas Jovem Motora, destinado a amapaenses de 18 a 29 anos que possuem o segundo grau; e o Tucuju Habilitado, voltado a pessoas a partir de 18 anos que saibam escrever, haverá reservas para pessoas que se enquadram nas cotas explicadas no edital.

 

“Para as pessoas que se inscreverem nas cotas, deverão ser comprovados os dados, por exemplo, quem mora em habitacionais deverá ter seu endereço do CadÚnico em algum conjunto. No outro caso, como mulheres vítimas de violência, a candidata vai ter que mostrar algum documento comprobatório, como boletim de ocorrência”, explicou a tenente.

 

Por fim, a diretora de operações alertou que já foram registradas tentativas de golpes que prometem vagas para o Habilita Amapá, e reforçou que o programa é completamente gratuito e que os interessados devem ficar atentos, inclusive a sites que imitam o portal oficial do Detran-AP.

 


Deixe seu comentário


Publicidade