Cidades

Amapá sediará evento nacional da Comissão da Verdade sobre Escravidão Negra

Durante dois dias, no Prédio Histórico da OAB, serão debatidos a memória, justiça e enfrentamento ao racismo estrutural


 

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Amapá será palco de um evento nacional que coloca em evidência a memória, justiça e o enfrentamento ao racismo estrutural.

 

Realizado em parceria entre a Comissão Nacional e a Comissão Estadual da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra, o encontro ‘Cidadania e Resistência ao Esquecimento’ acontecerá no Prédio Histórico da OAB/AP, em Macapá.

 

Quadro de Jean-Baptiste Debret representando o açoite de um escravo

 

A programação reúne rodas de conversa, exposição documental e fotográfica, intervenções artísticas afro-amapaenses e debates abertos ao público, com destaque para a intervenção final ‘Tambor da Verdade’, símbolo de resistência e ancestralidade. A transmissão ao vivo será realizada exclusivamente pelas redes oficiais da OAB.

 

As entrevistas para a imprensa serão concedidas por Adrianna Socorro Ávila Ramos Segato, vice-presidente Nacional da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Conselho Federal da OAB, e por Tayná Suany Cardoso Videira, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Amapá.

 

O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Improir e Unama, além da parceria do Curso de Jornalismo e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifap, fortalecendo o diálogo entre direito, cultura, educação, território e identidade negra.

 

Escravizados urbanos coletando água no Brasil da década de 1830

 


Deixe seu comentário


Publicidade