Cleber Barbosa

Gestão


 

O ano de 2025 consolidou-se como um marco para a política ambiental do Amapá. Com entregas estruturantes, reconhecimento, certificações de excelência e resultados expressivos na conservação ambiental aliada ao desenvolvimento econômico, o Governo do Estado encerra o período com indicadores positivos e projeção ampliada no cenário
nacional e internacional.

 

Logística

O Dnit Amapá vai terminar 2025 com 15 quilômetros da extensão sul da BR 156 asfaltados e lote de 60 quilômetros a ser licitado dia 29 próximo. Para a extensão norte há previsão de que no ano vindouro 20 quilômetros da rodovia também receberão asfalto na direção de Calçoene para Oiapoque.

 

Impasse

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM) enviou ao Congresso Nacional uma carta aberta em que manifesta profunda preocupação com o impacto do Projeto de Lei nº 2338/2023, texto que deve ir à votação em breve e estabelece regras para o uso de sistemas de inteligência artificial no país.

 

Argumento

Representando o setor produtivo, que impulsiona a economia digital e o varejo brasileiro, a entidade reconhece a importância de um marco regulatório moderno e que assegure direitos fundamentais. No entanto, aponta que a atual redação do PL cria barreiras severas à operação das empresas, especialmente Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

 

Advocacia

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, recebeu, em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (15), o conselheiro federal pela OAB Amapá, José Luis Wagner, acompanhado dos advogados Theobaldo Pires, João Gabriel Pires e Graziele Rossi. Na ocasião, foram tratados temas de interesse da advocacia e o fortalecimento do diálogo institucional entre as seccionais.

 

Cinema tucuju

O cinema amapaense e amazônico ganha um novo fôlego com Amazônia Xamã, curta-metragem em pré-produção que une ficção científica e a luta indígena pela sobrevivência. Com roteiro, direção e direção de arte de Rodrigo Pedroza, o filme traz como protagonista Diogo Karipuna, liderança do povo Karipuna, reforçando o protagonismo indígena no audiovisual. Produzido Cia Viva e Kachupada.

 

AS ÚLTIMAS

JUSTIÇA – O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou a Reunião de Análise da Estratégia (RAE), com apresentação dos resultados consolidados de 2024, dados prévios da execução de 2025 e as prioridades que orientarão a atuação institucional em 2026. A exposição foi conduzida por Éder Quintas, gerente da Divisão de Gestão Estratégica, e por Mardem Filho, assessor executivo do Planejamento, para os membros do Comitê de Gestão Estratégica: PGJ Alexandre Monteiro; corregedora-geral, Estela Sá; subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; e o promotor de justiça e coordenador dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO), Miguel Ferreira.

 

PRÊMIO – A inovação sustentável e o empreendedorismo social foram os protagonistas desta sexta-feira (12), em Macapá (AP). Com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a cerimônia do Prêmio Recicla 2025 reconheceu projetos de transformação ambiental. O evento ocorreu na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e celebrou ações voltadas à preservação, reciclagem e economia circular. A premiação faz parte do Projeto Recicla, iniciativa da Unifap em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que atua na redução de resíduos, educação ambiental e no fomento a projetos inovadores, em busca do desenvolvimento socioambiental no Amapá. A edição deste ano contou com 129 inscrições.