Cidades

Psicóloga reforça importância de saúde mental de condutores de veículos

Talita Pontes, especialista emprego psicologia do trânsito, afirma que bem-estar dos motoristas influencia diretamente nas questões do trânsito


 

Douglas Lima
Editor

 

Para a psicóloga Talita Pontes, especialista em psicologia do trânsito, muitos acidentes automobilísticos poderiam ser evitados caso os condutores focassem mais nos cuidados da saúde mental. A questão psicológica poderia evitar, inclusive, desenlaces que culminam em violência entre motoristas, além das questões de trânsito.

 

“Existem ainda situações em que um acidente é causado por problemas de saúde do condutor, e isso às vezes resulta em agressões de outros motoristas. Inclusive, quando a pessoa vai tirar a carteira, ela se submete a um teste psicológico, e caso ela tenha tendência à violência, é considerada temporariamente inapta”, declarou Talita em entrevista ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) desta terça-feira, 16.

 

 

Entre os principais fatores de brigas de trânsito, segundo Talita, estão a impaciência e a pressa. “A pessoa está sentada em um carro, com ar condicionado, e não consegue esperar trinta segundos para uma pessoa atravessar a rua. Além disso, existe a urgência para chegar aos lugares, mas é importante que chegar na hora é chegar bem”, atentou a psicóloga.

 

Talita destacou ainda que manter a calma ajuda, em muitos casos, a criar um problema maior, reforçando que em situações de perigo e/ou violência no trânsito, as pessoas acionem as autoridades do competentes, que realmente podem solucionar a situação. “Precisamos sempre refletir, se não, em que tipo de mundo vamos viver?”, perguntou.

 

Por fim, sobre os números recentes de acidentes de trânsito, a especialista reforçou os cuidados, sobretudo em momentos de fluxo intenso de fim de ano. “O trânsito é social e coletivo, caso vá beber, leve um amigo que não bebe para ser o condutor, também existem ônibus, táxis e aplicativos. Todos devemos fazer nossa parte”, concluiu Talita.

 


Deixe seu comentário


Publicidade