Com ações internacionais e missões estratégicas, Governo do Estado amplia parcerias e impulsiona o desenvolvimento econômico do Amapá
Iniciativas da gestão estadual consolidaram relações bilaterais, fortaleceram cadeias produtivas e abriram caminho para mais competitividade no comércio exterior

O Governo do Estado adotou em 2025 diferentes iniciativas para fortalecer as relações internacionais, promover cooperação, desenvolvimento e dar ainda mais visibilidade global para o Amapá. Entre as medidas está a participação em eventos que oportunizaram avanços e ações concretas para aumento das exportações e para firmar parcerias estratégicas.
Para compreender o cenário local de empresas com potencial exportador, identificando os principais desafios e oportunidades enfrentados e fomentar a cultura exportadora no estado, além de subsidiar a construção participativa, a gestão estadual realizou visita técnica a empresas locais para a obtenção de um diagnóstico. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), ocorreu nos municípios amapaenses com empresas selecionadas que atuam em setores produtivos com potencial de exportação.
O Governo do Estado também realizou, em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá), a missão internacional à Guadalupe e Guiana Francesa para prospecção de negócios, novas rotas logísticas da feira binacional em Oiapoque. A iniciativa é uma forma de fortalecer a atuação internacional do estado e articulação de novas rotas logísticas e estabelecimento de parcerias estratégicas.
“Foi um ano intenso, em que a gestão estadual realizou ações concretas que ampliam as nossas possibilidades de expansão para além das nossas fronteiras. Desde que assumimos a pasta, demos continuidade a um trabalho forte e organizado que já vinha sendo desenvolvido. A intenção é seguir com a mesma intensidade em 2026 para que os resultados sejam cada vez melhores”, ressaltou a gestora da Amapá Internacional, Patrícia Ferraz.
Ainda como parte das agendas voltadas a fortalecer o papel de articulador estratégico nas relações bilaterais com a Guiana Francesa e estabelecer diálogo direto com instituições-chave para o desenvolvimento de fluxos comerciais sustentáveis entre os dois países, o Amapá participou, em junho, da 14ª Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil–França. A articulação teve o foco em Comércio Internacional e articulações institucionais para integração econômica.
Como uma das medidas voltadas para promover o intercâmbio cultural e comercial entre empreendimentos de moda do Amapá e da Guiana Francesa, a Secretaria articulou a participação de empresas estrangeiras na 9ª edição do Modamazon. A presença da comitiva internacional no evento possibilitou a troca de experiências, saberes e modelos de negócios voltados à moda com identidade amazônica e responsabilidade ambiental. A estratégia reforçou a integração cultural e comercial entre os territórios, estimulando o fortalecimento de cadeias produtivas locais, a visibilidade.
Em 2025, na Feira Internacional de Oiapoque o Governo do Amapá fortaleceu o intercâmbio econômico e cultural no território do Oiapoque, ampliou a visibilidade de produtos locais, estimulou o turismo de fronteira e consolidou a cooperação Brasil–Guiana Francesa.
A atuação da Amapá Internacional possibilitou a discussão sobre rotas de integração regional e a ampliação da conectividade aérea entre Amapá e Guiana Francesa, promovendo turismo, comércio e logística regional durante a Conferência da Guiana Francesa. A ação consolidou a cooperação Amapá–Itália em inovação e sustentabilidade, ampliando oportunidades futuras de negócios, exportação e participação do Amapá na Feira do Móvel de Milão 2026.
A cooperação internacional entre o Governo do Amapá e instituições da Guiana Francesa ganhou reforço com a realização da Conferência Internacional Brasil–França sobre Violência Doméstica, nos dias 24 e 25 de novembro, em Cayenne. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Apelação da Guiana Francesa e pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), reuniu autoridades brasileiras e francesas para discutir medidas integradas de prevenção e enfrentamento à violência familiar na região de fronteira.
A gestão estadual também reforçou as relações no âmbito nacional e internacional, participando de uma reunião no Palácio do Planalto, conduzida pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, em Brasília. O encontro reuniu secretários de todo o país para discutir ações integradas de atrativos de investimentos e fortalecimento do comércio exterior.
Deixe seu comentário
Publicidade



