40 anos da Pastoral da Juventude são festejados em sessão solene na Assembleia Legislativa
A celebração marcou o início da programação em homenagem às lideranças que construíram e mantêm viva essa trajetória

A Pastoral da Juventude (PJ), da Diocese de Macapá (AP), completará 40 anos de criação, com programação de 29 a 30 de novembro. Os membros da pastoral realizaram uma peregrinação como forma de preparação até a chegada da tão sonhada data. A peregrinação teve como objetivo visitar as paróquias da diocese, em especial aquelas que contam com a presença de grupos de jovens.
Na manhã desta sexta-feira (19/12), o Legislativo estadual amapaense realizou uma sessão solene em alusão à data. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Diogo Sênior (MDB), contou com a participação de jovens de várias paróquias do estado, incluindo das ilhas do estado do Pará, que lotaram as galerias e o Plenário Deputado Dalto Martins da Assembleia Legislativa, acompanhando a missa celebrada pelo padre Flaviano Fonseca. A celebração marcou o início da programação em homenagem às lideranças que construíram e mantêm viva essa trajetória.
“Fazer essa solenidade de homenagem à Pastoral da Juventude pelos 40 anos de muita ação social, de um ativismo fantástico no acolhimento da nossa juventude. Juventude essa que, muitas vezes, está perdida, sem uma direção. E a Pastoral da Juventude dá o quê? Dá um novo sentimento para essas pessoas. A celebração reconhece uma história marcada pela fé, pela profecia e pela esperança da juventude que anuncia o Reino de Deus”, destacou o deputado Diogo Sênior.
A Pastoral da Juventude no Amapá iniciou sua caminhada em 1985, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macapá, consolidando-se como presença ativa na formação integral de jovens comprometidos com a Igreja e com a transformação social, à luz do Evangelho. Inspirada no método ver, julgar e agir, a PJ nasceu das realidades juvenis e se firmou como espaço de protagonismo, espiritualidade e compromisso social ao longo de quatro décadas.
Em 2025, a coordenação diocesana celebra os 40 anos da Pastoral da Juventude no estado, com o tema: “Nosso jeito de ser PJ: há 40 anos anunciando a profecia”.
“Esse trabalho que a Pastoral da Juventude faz por meio da Igreja Católica tem transbordado não só no estado do Amapá, mas em todo o Brasil. É uma ação muito forte. Para nós, enquanto parlamentares, fazer o nosso melhor é receber bênçãos, bênçãos dos céus, e que essas bênçãos possam alcançar todo o nosso Amapá. É muito importante cuidar dos nossos jovens e valorizá-los, para que permaneçam nesse caminho de acolhimento, fortalecimento da educação, do físico e, principalmente, do mental, porque o espiritual é fundamental”, comentou Diogo Sênior.
“É com grande alegria e profunda gratidão que participamos desta sessão pelos 40 anos da Pastoral da Juventude, um movimento que tem sido precioso na ação evangelizadora dos nossos jovens. Somos testemunhas de que, graças à generosidade de Deus e ao empenho de tantos jovens, famílias, coordenadores e seguidores, essa pastoral se tornou um sinal vivo da alegria do Evangelho, promotora de comunhão, fé e esperança”, frisou o padre Flaviano Fonseca.
Encerrando a sessão, coordenadores e ex-coordenadores diocesanos, coordenadores e ex-coordenadores paroquiais, além de coordenadores e ex-coordenadores de base, receberam do deputado Diogo Sênior um terço, uma placa e um cartão de agradecimento pelos 40 anos da Pastoral da Juventude.
Deixe seu comentário
Publicidade



