Meteorologista explica aumento de chuvas durante o Inverno Amazônico
Jeferson Vilhena também esclareceu dúvidas comuns sobre sua área de conhecimento em entrevista na Diário FM

Douglas Lima
Editor
Em entrevista ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 22, o meteorologista Jeferson Vilhena tirou algumas dúvidas populares sobre a sua área, como a explicação do Inverno Amazônico, anos bissextos, e a influência da Lua nas marés.
Acerca do período de chuva no Amapá, o chamado Inverno Amazônico, Jeferson comentou que no fim do ano ocorre o Solstício, que aumenta a temperatura em boa parte do Brasil e em outros países da América do Sul, enquanto a região do Amapá é atingida por uma faixa de nuvens carregadas que circunda o Globo na região equatorial, e que entre dezembro e maio se desloca para o Sul.
“Aqui é período de chuva, e para o resto do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, na maioria dos estados é Verão. Por aqui a maioria das estações do ano também não vigoram”, esclareceu o meteorologista.
Sobre o ano bissexto, Jeferson explicou sucintamente que ele surgiu para ajustar o nosso calendário ao tempo real que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol: A cada ano sobram seis horas, que quando somadas, resultam em um dia mais, marcado em fevereiro.
Por fim, sobre a influência da Lua nas marés, o especialista afirmou que a força gravitacional do satélite natural da Terra acaba puxando a água dos oceanos em sua direção, criando deformações nos corpos d’água. “O planeta Júpiter também exerce certa influência na Terra, devido à sua grande massa”, concluiu o meteorologista.
Deixe seu comentário
Publicidade


