Cidades

Clécio promete salvaguardar participantes das festas de fim de ano com eficiente esquema de segurança

Governador do Amapá aposta em carreta com maior tecnologia embarcada de todo o país, que propicia monitoramento em raio de nove quilômetros; neste Réveillon, pela primeira vez, polícias também atuarão em todos os municípios do estado


Fotos: Joelson Palheta

 

Douglas Lima
Editor 

 

O sistema de segurança para as festas de fim de ano do governo do Amapá, pela primeira vez na história será operacionalizado em todos os 16 municípios do estado, conforme informou, na manhã desta terça-feira, 23, o governador Clécio Luís.

 

 

A informação foi dada em entrevista coletiva no Anfiteatro da Fortaleza de São José, onde acontecerá a principal programação de Réveillon do Estado do Amapá, a partir do dia 27, sábado, indo até à virada de 2025 para 2026.

 

 

Clécio garantiu que os aparelhamentos das forças de segurança locais terão capacidade de captar qualquer movimento suspeito em um raio de nove quilômetros. Assim sendo, todo o entorno do Parque do Forte estará sendo policiado, inclusive a programação da Prefeitura de Macapá, na Praça Jacy Barata.

 

O governador registrou que pela primeira vez o Réveillon amapaense terá à disposição a Carreta de Segurança Pública, descrita por ele como a maior e mais tecnológica do país. Além dela, informou o gestor, só existem mais três no país, porém em funcionamento há tempo, sem as novas ferramentas de ponta.

 

 

“É a maior Carreta de Segurança Pública com tecnologia embarcada. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Penal e Polícia Científica terão no centro da capital todo o monitoramento necessário na proteção às famílias que querem desfrutar das festas de fim de ano, com proteção”, garantiu o governador.

 

Clécio Luís informou que a abertura do Réveillon, sábado, 27, será feita por aparelhagens locais. Depois se sucederão artistas amapaenses, dia 28; Anitta, 29; Chitãozinho e Xororó/Zezé de Camargo e Luciano, 30; e Natan e Natanzinho, na virada de 31 de dezembro de 2025 para 1 de janeiro de 2026.

 

O governador amapaense reforçou que a Carreta de Segurança Pública tem Inteligência Artificial que, segundo ele, “faz coisas incríveis”, como detectar uma criança em local inadequado e qualquer movimento brusco, por exemplo. Além disso, haverá 27 câmeras interligadas em apoio ao centro de monitoramento e às viaturas circulando no entorno da Fortaleza.

 

Ainda haverá dispositivos eletrônicos para reconhecimento facial e reconhecimento de placas de veículos. “Vamos dar toda a salvaguarda a tudo e a todos que estiverem num raio de nove quilômetros”, disse Clécio, acrescentando que 432 policiais trabalharão em Macapá, fardados e à paisana, durante as festas de fim de ano; 22 viaturas e cinco drones serão operados, cobrindo áreas específicas.

 

 

O governador ainda informou que as festas de fim de ano pela primeira vez terão o serviço de segurança pública em cada um dos 16 municípios do Amapá, tarefa possível em razão do grande chamamento que ele fez de concursados para o setor e da aquisição de equipamentos e ferramentas necessários para o bom desempenho policial.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade