Governador Clécio acompanha pouso de teste em heliponto do Novo Hospital de Emergências de Macapá
Simulação com aeronave do GTA valida futura operação do transporte aeromédico, com desembarque direto no hospital

O governador Clécio Luís acompanhou, neste sábado, 27, o pouso de teste da aeronave Gavião 01, do Grupo Tático Aéreo (GTA), no heliponto do Novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá. A simulação antecipa a futura dinâmica do transporte aeromédico, que prevê o desembarque direto no hospital, com atendimento imediato aos pacientes e sem a necessidade de transferência por ambulância a partir do aeroporto.
“Esse é um ponto de pouso de helicóptero que vai ampliar o socorro e salvar vidas, ao permitir a chegada direta de pessoas que precisam de atendimento, sejam de Macapá, de municípios de todo o Amapá ou até das ilhas do nosso vizinho Pará. Estamos em fase de teste, com a área recém-limpa e sinalizada, preparando a estrutura para essa nova dinâmica de atendimento”, destacou Clécio Luís.
O voo de teste foi comandado pelo comandante Dirley Rodrigues, com 17 anos de atuação no Grupo Tático Aéreo (GTA), e contou com a participação de tripulação e novos integrantes do grupamento. O Governo do Amapá também adquiriu a aeronave Gavião 04, segundo helicóptero da frota, projetado de fábrica para operar como UTI aérea, com estrutura voltada ao atendimento integral ao paciente e homologação junto aos órgãos de aviação.
“Esse helicóptero vai servir à saúde e à população amapaense. O GTA é uma ferramenta a serviço tanto na segurança pública quanto na saúde, com atuação em comunidades de difícil acesso. Onde não chegam viaturas do Corpo de Bombeiros ou do Samu, é onde o GTA se faz presente”, falou o comandante.
Novo Hospital de Emergências
Com investimento do Governo do Estado, o Novo Hospital de Emergências é a maior obra de saúde pública em execução no Amapá. A unidade amplia a capacidade de atendimento de urgência e emergência em Macapá e fortalece a rede estadual de saúde, com estrutura moderna, novos serviços e integração com o transporte aeromédico, garantindo mais agilidade e resposta nos casos de alta complexidade.
O novo Hospital de Emergência contará com 212 leitos, seis salas cirúrgicas, setor de exames, laboratório, unidade de queimados, área para diálise, além de auditório, espaço administrativo e heliponto. Ao todo, são cerca de 15 mil metros quadrados de área construída e um investimento de aproximadamente R$ 129 milhões, articulados pelo presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área onde está sendo construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do Hospital de Emergência e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.
Deixe seu comentário
Publicidade




