Wellington Silva
2026: Vira, vira, vira, virou!

Quem ainda falar que o Brasil vai de mal a pior não assiste jornal, nada lê, não pesquisa ou age de má fé cínica!
O tal tarifaço, um brevíssimo rio caudaloso passado em nossas vidas simplesmente já ficou para trás. O presidente americano, Donald Trump, finalmente despertou para a realidade que o cerca. “Atinou” para o evidente fato de que a atividade comercial entre Estados Unidos da América e Brasil demanda décadas de tradição, e jamais pode ser quebrada, interrompida, destruída.
Como bom e velho jogador que é no mundo dos negócios e na política Trump detesta perder e conviver com perdedores e derrotados. Logo, tratou de dar um “chega pra lá” em Dudu, seu pai, pai bolsonero e demais articuladores bolsonaristas sediados em solo americano.
“Disque” dá muito azar!
E enquanto isso, empresários, comércio, turismo e trabalhadores americanos e brasileiros ainda estão em festa pela vitória conquistada pelo estado brasileiro contra o tal e injusto tarifaço americano, medida que comprovadamente só prejudicaria a indústria e o comércio americano e brasileiro.
Com seu mandato agora cassado dia 18 de dezembro, Eduardo Bolsonaro terá de voltar a ocupar o cargo de escrivão de polícia, medida assinada pelo Diretor de Gestão de Pessoal, Licínio Nunes de Moraes Neto. A medida foi assinada nesta sexta-feira, dia 02 de janeiro.
Outra notícia boa para brindar e comemorar é exatamente o registro da inflação mais baixa já ocorrida no Brasil nestes últimos anos. Ela apresentou uma taxa de 0,16% em janeiro de 2025, o menor resultado já evidenciado desde o Plano Real, em 1.994. Essa desaceleração na inflação é atribuída a queda nos preços, especialmente na energia elétrica residencial e na habitação.
A taxa de desemprego registrada em 2025 pelo IBGE caiu para 5,2, já considerado o menor nível desde o final de 2014. Especialistas afirmam que estes dados indicam uma tendência de queda no desemprego, fato que reflete evidente melhora na situação econômica do país.
Lembrar que no governo Bolsonaro eram mais de 14 milhões de desempregados!
Outra notícia boa que também merece brindes é a mudança tributária aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, justamente a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês. A medida, de autoria do Presidente Lula, passa a valer agora a partir de janeiro de 2026. Segundo o texto aprovado e sancionado a medida beneficiará mais de 10 milhões de pessoas com imposto zero a pagar. Quem recebe mais de 50 mil e paga apenas 10% de imposto passa a pagar mais. A medida visa claramente corrigir velhas distorções históricas.
Aqui no Amapá, o que merece brindes é a vitoriosa luta do governador Clécio, ele que conseguiu derrubar o aumento abusivo da Aneel na conta de energia elétrica do contribuinte amapaense. E enquanto isso, as obras do Hospital de Emergência seguem a pleno vapor!
Por tudo então, vamos comemorar!?