Turismo

Cada vez mais descobrindo o Amapá como destino!

O estado foi o segundo que mais recebeu turistas estrangeiros no Norte, totalizando 52 mil visitantes internacionais ao longo do ano.


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

O Amapá se consolidou como um dos destaques do turismo internacional na Região Norte em 2025. Dados consolidados divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur), na quarta-feira, 7, apontam que o estado foi o segundo que mais recebeu turistas estrangeiros no Norte, totalizando 52 mil visitantes internacionais ao longo do ano. O número representa um crescimento de 33,73% em relação a 2024, superando estados como o Pará, que recebeu 38,2 mil turistas, e o Amazonas, com 37,7 mil.

 

O resultado expressivo reflete a intensificação das estratégias de promoção turística adotadas pelo Governo do Amapá, aliadas aos investimentos na melhoria da infraestrutura e na valorização dos atrativos culturais e naturais do estado. A ampliação da visibilidade do destino no cenário nacional e internacional tem fortalecido o Amapá como porta de entrada estratégica para o Brasil, especialmente pela fronteira com a Guiana Francesa.

 

“Esses números demonstram que o Amapá vem ocupando um espaço cada vez mais relevante no turismo internacional. Temos investido fortemente na promoção do destino, na integração com países vizinhos e em grandes eventos que atraem visitantes e movimentam a economia local”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

 

NÚMEROS – Um dos principais impulsionadores desse avanço foi o Maior Réveillon da Amazônia, que registrou aumento significativo no fluxo de turistas estrangeiros. Durante o período de ano-novo, 7.399 veículos e 17.076 pessoas cruzaram a fronteira pela Ponte Binacional, o que representa um crescimento de 37% no fluxo de veículos e 42% no número de turistas, em comparação ao ano anterior. Em média mensal, ao longo de 2025, o Amapá recebeu cerca de 6 mil veículos e 14 mil pessoas provenientes da Guiana Francesa, reforçando a importância da integração internacional para o turismo local.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade