Política

Aumenta procura por habitação, trabalho e renda em Oiapoque, cidade sofre pressão imobiliária

Exploração de petróleo na foz do Amazonas altera a dinâmica em Oiapoque, no Amapá, causando aumento no valor do aluguel e forte expectativa para a abertura de vagas de emprego


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

A expectativa de exploração de petróleo na foz do Amazonas impulsiona migração, crescimento urbano e especulação imobiliária em Oiapoque, no Amapá, transformando a dinâmica local.

 

No extremo norte do Brasil, a expectativa em torno da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas já provoca mudanças profundas em Oiapoque, município amapaense com cerca de 30 mil habitantes.

 

Mesmo antes de qualquer produção confirmada, a simples promessa de royalties e desenvolvimento econômico vem alterando o cotidiano da cidade, atraindo migrantes, estimulando obras e ampliando a pressão sobre áreas urbanas e ambientais.

Localizada a quase 600 quilômetros de Macapá, sendo cerca de 100 quilômetros em estrada sem pavimentação, Oiapoque tornou-se o ponto brasileiro mais próximo da bacia da foz do Amazonas, na chamada Margem Equatorial. É nessa região que a Petrobras iniciou a fase de prospecção para avaliar o potencial de exploração de petróleo em águas profundas.

 

Retorno

Entre os novos e antigos moradores está a costureira Sheila Cals, de 69 anos. Após viver por 35 anos na Guiana Francesa, ela decidiu atravessar novamente o rio Oiapoque e voltar ao Brasil. A decisão foi influenciada por relatos de amigos sobre as oportunidades que poderiam surgir com o petróleo, a exemplo do que ocorreu em países vizinhos.

 

“Sempre foi meu sonho voltar ao Brasil. E agora ficamos na expectativa de acontecer aqui o que aconteceu na Guiana, no Suriname”, diz Sheila, já instalada em sua nova casa na cidade.

 

A referência é ao crescimento econômico observado nesses países após o início da exploração de petróleo, uma comparação que alimenta expectativas entre moradores antigos e recém-chegados.

Fonte: BBC

 


Deixe seu comentário


Publicidade