Nota 10

Agremiações do Carnaval intensificam preparações para mostrar grandiosidade da festa amapaense

Período carnavalesco movimenta economia a partir da contratação de trabalhadores locais e de outros estados. Desfiles acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo


 

O trabalho nos barracões das escolas de samba segue em ritmo acelerado para o Carnaval 2026 na “capital do Meio do Mundo”. Os desfiles acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro no Sambódromo, localizado na Avenida Ivaldo Veras, Zona Sul de Macapá.

 

O aporte financeiro do Governo do Amapá às agremiações é um pilar estratégico para a realização do evento, promovendo a geração de empregos e o aquecimento da economia local em vários segmentos, direta e indiretamente.

 

 

“Iniciamos nossos trabalhos aqui no barracão no mês de agosto do ano passado, devido à grandiosidade do carnaval amapaense. Este ano, vamos levar para a avenida cerca de 1,5 mil brincantes, envolvendo todas as alas, e mostrar nosso potencial carnavalesco com carros alegóricos, fantasias e muita alegria na passarela do samba”, ressaltou o coordenador de barracão da Império do Povo (município de Santana), Rosivaldo Braga.

 

Tema de enredo

Para o Carnaval de 2026, o Império do Povo apresentará o enredo “Iyagbá Nanã, o Brasil começa no mangue”, homenageando a ancestralidade e a figura do orixá Nanã Buruquê, a mãe primordial ligada às águas e ao barro.

 

No dia 30 de janeiro, a partir das 21h, a escola realizará seu ensaio técnico, uma oportunidade para ajustar todos os detalhes com a presença gratuita do público. A apresentação oficial ocorrerá no dia 14 de fevereiro; a agremiação será a terceira a entrar na avenida, às 22h50, prometendo uma exibição memorável na maior festa popular da Amazônia.

 

 

Mão de obra e intercâmbio cultural

A Império do Povo contratou o decorador Rogério Matos, artista de Parintins (AM), para assinar o projeto dos carros alegóricos e personagens, além de contar com trabalhadores de diversas áreas de Macapá e Santana.

 

Rogério, que iniciou sua carreira aos 11 anos em sua cidade natal, especializou-se no segmento e garante que a agremiação levará para a avenida um espetáculo de alto nível. Sua equipe é composta por estilistas, decoradores e soldadores artísticos, entre outros profissionais qualificados.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade