Amapá recebe divulgação do Plano de Trabalho 2026 do IBGE
Iniciativa orienta ações estratégicas para elaboração de políticas públicas

Neste dia 26 de janeiro, com credenciamento às 9h e apresentações das 10h às 11h, Macapá sedia a divulgação do Plano de Trabalho 2026 do IBGE, com destaque para a região Norte, em especial a área de Geociências.
O evento conta com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, da diretora de Geociências, Maria do Carmo Bueno, do superintendente estadual interino do IBGE no Amapá, Augusto Cesar Borges, e do presidente da Fecomércio, Ladislao Pedroso Monte.
O evento será realizado em parceria com a Fecomércio e aberto ao público, sendo necessária a inscrição prévia pelo email eventos@ibge.gov.br. Também haverá transmissão ao vivo pelo IBGE Digital (www.ibge.gov.br) e pelas redes sociais do Instituto.
A diretora Maria do Carmo Bueno explica que “o Plano de Trabalho 2026 da Diretoria de Geociências reafirma, com ainda mais clareza, o papel estratégico das Geociências para a missão institucional do IBGE e para o desenvolvimento do país. Em 2026, avançaremos em projetos decisivos e inovadores: da atualização metodológica e conceitual do monitoramento da cobertura e uso da terra à modernização da metodologia de análise para a distribuição dos royalties provenientes da exploração de petróleo e gás natural na plataforma continental”.
Maria do Carmo acrescenta que “as equipes de Geografia estarão em campo conduzindo a pesquisa de Ligações Rodoviárias e Hidroviárias, enquanto aprofundamos estudos essenciais para o refinamento dos referenciais verticais do Sistema Geodésico Brasileiro e seguimos ampliando a produção de bases cartográficas contínuas — insumos fundamentais para políticas públicas, planejamento territorial e gestão ambiental”.
A diretora finaliza destacando que “todas as áreas da Diretoria de Geociências terão papel central nos preparativos e na execução dos próximos censos — Agropecuário, de População em Situação de Rua e Demográfico — reforçando o compromisso da Diretoria com a qualidade, a precisão e a relevância das informações que sustentam as decisões do Estado e da sociedade”.
O superintendente estadual interino no estado, Augusto Borges, ressalta que “a vinda do presidente do IBGE ao Amapá reforça o compromisso da instituição com o planejamento estratégico e com a valorização das especificidades regionais. A apresentação do Plano de Trabalho 2026 permite alinhar prioridades, fortalecer parcerias locais e garantir que as ações do IBGE continuem contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do estado e para a produção de informações estatísticas de qualidade para a sociedade”.
Plano de trabalho 2026 do IBGE
O Plano de Trabalho 2026 orienta ações estratégicas para garantir dados confiáveis e acessíveis, fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da sociedade brasileira.
O evento no Amapá fará parte de uma divulgação nacional, onde o Plano de Trabalho 2026 será apresentado em uma série de eventos regionais neste ano que o IBGE comemora seus 90 anos, seguindo a mesma linha de disseminação realizada no ano passado com o plano anterior
Deixe seu comentário
Publicidade
