Política

Presidente do TRE alerta para uso mal intencionado de tecnologias nas eleições gerais

Desembargador Carmo Antônio de Souza chama a atenção principalmente para as deep fakes


 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, alertou na manhã desta segunda-feira, 26, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), para que a população fique atenta ao uso de tecnologias com más intenções nas eleições gerais de 2026, com 1º turno em 4 de outubro e 2º turno em 25 de outubro.

As eleições de 2026 são as chamadas eleições gerais, onde são escolhidos o presidente da república, governador, senadores e deputados estaduais e federais. No Amapá serão escolhidos 24 deputados estaduais, oito deputados federais e dois senadores, além do presidente do país.

“Nós temos um grave problema, que hoje são as deep fakes; você vê a imagem da pessoa, escuta a voz da pessoa e evidentemente que os nossos eleitores podem ser induzidos; nós mesmos, que somos pessoas em tese esclarecidas temos dificuldade, imagina aquelas pessoas com conhecimento menor. Então  nós recomendamos, e é uma sugestão geral, que não se acredite em tudo que se ouve e se vê. Nós temos formas de descobrir se aquelas informações são verdadeiras ou não”, pontuou o presidente.

 

Carmo Antônio ressaltou que a Justiça Eleitoral atua como guardiã da democracia e na defesa do processo democrático, e que ela está preparada para qualquer conduta que possa gerar coação no eleitor de forma ilegítima.

Durante a entrevista, o desembargador falou ainda dos prazos, como o de cadastramento para novos eleitores, que está aberto para pessoas a partir de 16 anos, até o início de maio; fez alerta, também, para a desincompatibilização para os que pretendem concorrer.

 

“Em regra, para as pessoas que exercem cargos executivos, a desincompatibilização é de seis meses. Em regra, ainda, os dirigentes de unidades de classe quatro meses e os servidores públicos comuns, três meses. Falo das regras gerais porque a lei de ilegibilidade trata de dezenas de casos específicos, mas de forma geral a desincompatibilização vai acontecer em seis, quatro, três meses”, informou.

 

Carmo Antônio explicou brevemente sobre as novas eleições municipais em Oiapoque, após a cassação do prefeito e vice-prefeito, que como não houve cumprimento de 50% do mandato, Presidente do TRE-AP alerta para o uso mal intencionado de tecnologias durantes as eleições gerais 2026.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade