Polícia investiga morte de indígena no interior do Amapá
Jovem de 25 anos supostamente foi vítima de homicídio; mas confirmação só será possível após conclusão dos exames periciais e diligências

Elen Costa
Da Redação
A Delegacia de Polícia de Pedra Branca do Amapari, a 189 quilômetros de Macapá, apura um suposto homicídio ocorrido no último domingo, 25, dentro de uma aldeia indígena no município.
A vítima, identificada como Laireni Waiãpi, de 25 anos de idade, teria sido assassinada. Entretanto, o delegado Flávio Robério, titular da unidade policial, assegurou que não há elementos concretos para confirmar se houve o crime.
“Fomos acionados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que informaram a localização de um corpo do sexo feminino, aparentemente de uma cidadã indígena, na aldeia Aramirã, localizada na BR 210. Determinei o imediato acionamento da Polícia Militar para o devido isolamento e preservação do local, e requisitei a realização de exames periciais à Polícia Científica, a fim de assegurar a adequada coleta de vestígios e a preservação da cadeia de custódia”, informou o Robério, enfatizando que ainda não é possível afirmar a causa do óbito.
Somente após a emissão do laudo da causa morte é que a polícia tomará as medidas necessárias direcionadas.
De acordo com informações, a jovem chegou a ser socorrida por integrantes da aldeia, que acionaram o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), porém, ela não resistiu.
“As investigações seguem sob sigilo, nos termos da legislação vigente, com o objetivo de resguardar a eficácia das diligências, a colheita de provas e a integridade das pessoas envolvidas. Vale esclarecer que por se tratar da morte de uma única pessoa e não a ofensa de direitos coletivos dos indígenas, a responsabilidade deste inquérito, desta investigação, cabe à Polícia Civil”, concluiu o delegado.
Deixe seu comentário
Publicidade


