Esportes

Projeto esportivo para 100 crianças e adolescentes amplia prevenção à violência

‘Tatame da Cidadania’ reforça valores como disciplina e respeito por meio do jiu-jitsu para públicos entre 8 e 16 anos de Macapá e Oiapoque


 

Três vezes por semana, a estudante Júlia Mendes, de 12 anos, segue rigorosamente a mesma rotina: troca o uniforme escolar do contraturno pelo quimono que utiliza durante as aulas de jiu-jitsu do projeto “Tatame da Cidadania”, realizado pelo Governo do Estado no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). Ela é uma das 100 crianças e adolescentes atendidas nos municípios de Macapá e Oiapoque com a estratégia de prevenção à violência e à criminalidade, que integra o programa Amapá Mais Seguro.

 

 

“A oportunidade apareceu na minha escola. No começo, eu não tinha muito interesse, mas agora, depois de quase um ano, comecei a gostar muito de jiu-jitsu, de aprender a me defender e outras coisas novas. Eu aprendi também a manter a assiduidade e a disciplina na escola e em casa. Nisso o jiu-jitsu me ajudou muito, a ter essa disciplina”, descreveu a participante.

 

O projeto é parte de um conjunto ainda mais amplo de ações comunitárias, segundo o gerente do Núcleo de Projetos da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), sargento Bernardo Craveiro. Ele detalha que, somente no ano de 2025, foram investidos mais de R$ 500 mil especificamente para ações que, além do esporte, incluem aulas de música, palestras de cidadania e policiamento escolar.

 

 

“O Governo prioriza esse tipo de política pública voltada à prevenção e à aproximação com as comunidades. O ‘Tatame da Cidadania’ é um exemplo que vai além do esporte, é uma ferramenta de inclusão social, disciplina, formação de valores cívicos e fortalecimento do diálogo entre a segurança pública e a sociedade”, explicou Craveiro.

 

De portas abertas

O instrutor de jiu-jitsu, Jeferson Mourão, reforça que o projeto recebe as crianças de portas abertas nos dois turnos. Em Oiapoque, o ‘Tatame da Cidadania’ atende no Centro Comunitário do município. Já em Macapá, funciona no auditório do Ciodes, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 165, Centro.

 

 

“Estendemos o convite, inclusive, para os alunos de escolas aqui do entorno, dos bairros Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Jesus de Nazaré e toda a região. O projeto conta com duas turmas, manhã e tarde, as portas estão abertas para visitação das crianças e dos adolescentes e, também, para a participação dos interessados”, concluiu o instrutor Mourão.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade