Atendimento de saúde pré-hospitalar é garantido durante desfiles no Sambódromo
Estrutura organizada pela Secretaria de Estado da Saúde contará com ponto fixo de atendimento, equipe multiprofissional, apoio do Samu e retaguarda hospitalar nos dias 13 e 14 de fevereiro

Para garantir a segurança e o bem-estar da população durante os desfiles das escolas de samba, o Governo do Amapá montará uma megaestrutura de saúde para atender o público nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e integra o plano de assistência em eventos de grande porte.
No local, será montado um ponto fixo de atendimento pré-hospitalar, com funcionamento a partir das 18h até o encerramento da programação. A estrutura foi planejada para garantir assistência imediata em casos de urgência e emergência, evitando deslocamentos desnecessários para unidades de saúde e assegurando resposta rápida às intercorrências durante o evento.
O serviço contará com equipes multiprofissionais em escala de plantão, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. O objetivo é monitorar e estabilizar pacientes em situações de emergência, além de oferecer suporte clínico e psicológico ao público presente.
A estrutura assistencial irá dispor de leitos de observação, poltronas para atendimento, monitores multiparâmetros e desfibrilador cardíaco, além de suporte com oxigênio medicinal, cilindros portáteis e assistência farmacêutica, com medicamentos e insumos necessários para o atendimento imediato.
“A ação integra o plano de assistência em eventos, organizado pela Sesa, e tem como objetivo assegurar suporte médico e resposta rápida a possíveis intercorrências. A preparação inclui não apenas equipamentos, mas também equipes treinadas para lidar com situações de estresse, superlotação e até remoção rápida, caso seja necessário encaminhar o paciente a um hospital”, destacou o enfermeiro Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa.
Apoio na Saúde
O esquema especial de saúde também contará com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, que disponibilizará duas ambulâncias posicionadas estrategicamente no entorno do Sambódromo, sendo uma de suporte intermediário e outra de suporte avançado, além de contar com o reforço do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), garantindo agilidade no atendimento e nas remoções, quando necessárias.
A retaguarda hospitalar será reforçada no Hospital de Emergência (HE) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com ampliação das equipes e da assistência farmacêutica, assegurando suporte integral durante os dois dias de desfile.
A iniciativa reforça o compromisso do governador Clécio Luís em promover um Carnaval seguro, com planejamento, prevenção e cuidado com a saúde da população amapaense.
Deixe seu comentário
Publicidade



