Cleber Barbosa
Aposentadoria

Um novo prazo foi decretado pelo Governo do Estado do Amapá para adesão à segunda edição do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI II). Agora, servidores efetivos que já preencheram os requisitos para aposentadoria integral até o dia 31 de dezembro de 2025, podem fazer adesão até o dia 31 de março de 2026.
Enfrentamento ao feminicídio
O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), participou, nesta quarta-feira 4, no Palácio do Planalto, da assinatura do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, iniciativa que reúne os Três Poderes da República em uma resposta institucional articulada contra a violência letal de gênero.
Aprovação
A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira, 3, o PL 6170/2025, que reabre os prazos para a transposição de servidores públicos que tinham direito, mas ficaram de fora por perda do período anterior. A medida atende a uma reivindicação antiga de trabalhadores que contribuíram por anos com o serviço público e representa um avanço concreto na correção de injustiças históricas.
Nota Amapaense
O Governo do Estado realizou mais um sorteio da Campanha Nota Amapaense, programa que, desde a criação, já ultrapassou a marca de 1.026.763 notas fiscais registradas, consolidando-se como uma importante ferramenta de incentivo à cidadania fiscal no estado. A iniciativa estimula os cidadãos e cidadãs a solicitarem a inclusão do CPF no documento fiscal no ato de suas compras, além de promover a conscientização sobre a função social dos tributos.
Parcerias institucionais
O Governo do Amapá avança no processo de internacionalização da economia estadual durante agenda oficial na Fruit Logistica, a maior feira de fruticultura do mundo. A missão, liderada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, reforça a estratégia de inserir empresas amapaenses em mercados globais e criar oportunidades concretas de exportação.
Assistência oconlógica
Centro de Radioterapia do Amapá, garantiu que, em apenas dois meses, 118 pacientes oncológicos passassem pela primeira consulta e avaliação especializada no próprio estado, ingressando nos processos de simulação, planejamento terapêutico e início do tratamento, sem a necessidade de deslocamento para outras unidades da federação. O resultado é reflexo de um dos principais investimentos do Governo do Amapá na área da oncologia, assegurando mais dignidade, conforto e qualidade de vida aos pacientes.
AS ÚLTIMAS
Atendimentos – O Governo do Amapá participou, nesta quinta-feira, 5, do 3º Mutirão Nacional da Rede Pop Rua Jud, realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na Zona Norte de Macapá. A ação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), integra a política nacional de garantia dos direitos humanos e assegura acesso a serviços essenciais de saúde para a população em situação de rua. Durante o mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ofertou atendimentos médicos com clínico geral, pediatria e psiquiatria, além de serviços de enfermagem, assistência farmacêutica e ações do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), que atua com testagens, orientações e prevenção.
Instalação – Um conjunto robusto de intervenções está mudando a paisagem e, principalmente, reforçando a segurança das rodovias estaduais do Amapá. Executada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), uma ampla operação de sinalização viária tem como missão prevenir acidentes, organizar o fluxo de veículos e proteger vidas. O trabalho técnico e extensivo já é percebido por milhares de condutores, tendo a Rodovia AP-070, que dá acesso ao Curiaú, como carro-chefe das ações neste primeiro semestre. A importância de uma sinalização viária eficiente vai além da mera orientação. Ela é um dos pilares fundamentais para um trânsito seguro, funcionando como um diálogo constante entre a via e o condutor.
*********************************

