Cidades

Projeto TEApoia Amapá fará processo diagnóstico de doenças ocultas em cerca de 80 crianças

Com equipe multidisciplinar, iniciativa é totalmente gratuita; objetivo é dar soporte à rede pública de saúde


 

Na tarde desta sexta-feira, 6, acontecerá o lançamento do projeto TEApoia Amapá, que conta com apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da deputada estadual Aldilene Souza.

 

A iniciativa tem como objetivo dar suporte à rede pública no diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e outras doenças ocultas, detalhou o coordenador do evento, Márcio Lopes, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9).

 

“O projeto atinge as crianças que estão amparadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que vai até os 17 anos. (…) Usamos o padrão Brasília, que são quatro meses, para tentar desafogar as filas dos projetos similares”, explicou Márcio.

 

Ele ainda contou que o projeto é baseado para as escolas: “Quando um professor não consegue identificar, tem dificuldade, acaba trazendo um retardo para as crianças. E os professores também estão com uma qualificação agora, sendo fornecida para tentar identificar e, posteriormente, em uma reunião, chegar aos pais e dizer, olha, eu acho bom você procurar um especialista”, disse.

 

Esta primeira edição contemplará inicialmente 80 crianças e adolescentes, de forma gratuita. Para mais informações pode entrar em contato com o número (96)98432-8456. Todo o processo é totalmente gratuito.

 

“O projeto é gratuito, não vai pagar nada, fechamos o laudo, encaminhamos para o fonoaudiólogo, psicólogo e os outros especialistas da área”, ressaltou o coordenador Márcio Lopes.

 


Deixe seu comentário


Publicidade