Cleber Barbosa
Força-tarefa

Em uma resposta direta ao período de intensas chuvas que atinge o estado, o Governo do Amapá oficializou, na terça-feira, 10, a ativação de uma força-tarefa emergencial para mitigar os danos causados por alagamentos. O planejamento, que busca blindar tanto a capital, Macapá, quanto os municípios do interior, foi alinhavado em reunião estratégica que determinou prioridade absoluta na preservação de vidas e no suporte às comunidades vulneráveis.
Alinhamento
Iniciou nesta terça-feira, 10, uma formação voltada para gestores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, com o objetivo de alinhar as ações e diretrizes relacionadas ao Novo Ensino Médio. A programação acontece na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, e integra o planejamento estratégico para o biênio 2026-2027.
Diálogo
No Amapá, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu uma escuta participativa com lideranças indígenas locais, servidores da autarquia indigenista e com representantes de órgãos parceiros. Além disso, foi realizada uma visita na reforma da Unidade Técnica Local (UTL) em Oiapoque I, II e IV, que está em fase de finalização. Os encontros aconteceram na sexta-feira (6) e no sábado (7), nos municípios de Macapá e Oiapoque, respectivamente.
Cuidado infantil
Durante o período carnavalesco, o Governo do Amapá reforça a importância de que pais e responsáveis redobrem a atenção com as crianças, principalmente diante das aglomerações, do calor intenso e das mudanças na rotina. A orientação é que medidas simples sejam adotadas para prevenir situações de risco e garantir que a folia seja aproveitada com segurança.
Biênio 2026-2028
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deu posse, na segunda-feira, 9, aos conselheiros Ivana Lúcia Franco Cei, Fernando da Silva Comin, Edvaldo Nilo de Almeida, Alexandre Magno Benites de Lacerda e José de Lima Ramos para o biênio 2026-2028. Os três primeiros conselheiros foram reconduzidos ao cargo e os dois últimos exercerão o primeiro mandato no CNMP.
App Carnaval Amapá
Para facilitar o acesso à informação e garantir mais comodidade ao público, o Governo do Estado lançou o aplicativo oficial do Carnaval Amapá 2026 – A Festa é do Povo, reunindo, em um só lugar, tudo o que o folião precisa saber para aproveitar a quadra carnavalesca com segurança, organização e diversão.
AS ÚLTIMAS
Concurso público – O Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira, 11, a fase documental do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Ao todo, foram ofertadas 240 vagas para formação de cadastro de reserva. Nesta primeira convocação, 61 candidatos participaram da entrega de documentos e seguem para as próximas etapas do certame. A secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes, acompanhou o processo e destacou a agilidade na condução do concurso, além da previsão de reposição de candidatos em caso de ausências.
Capacitações – A rotina de instruções e exercícios operacionais começa cedo para cerca de 170 alunos dos cursos de Habilitação de Oficiais (CHO) e de Formação de Sargentos (CFS) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). Realizadas pela Academia Bombeiro Militar (ABM) no Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), as capacitações incluem desde procedimentos legais e administrativos para o funcionamento eficiente dos quartéis até o gerenciamento de ocorrências e operações de maior complexidade, visando à segurança das pessoas e do patrimônio. Com uma carreira de 17 anos nas fileiras do CBM/AP, a subtenente Kárita Pasini destaca a importância do CHO não só para o aperfeiçoamento do trabalho como bombeira militar, mas também para a valorização funcional e ascensão na pirâmide hierárquica da corporação.
*********************************

