Política

Clécio divulga plano estratégico de segurança pública para o Carnaval 2026

Esquema foi elaborado para atuação nos desfiles das escolas de samba, que ocorrem sexta-feira, 13, e sábado, 14, e do bloco A Banda, bem como o Circuito de Blocos e as programações nos bairros, conjuntos habitacionais e em todos os municípios


 

Douglas Lima
Editor

 

O governador Clécio Luís lançou na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro, no Sambódromo, o esquema de segurança pública da administração estadual para o Carnaval 2026.

 

O esquema, chamado plano estratégico, foi elaborado para atuação nos desfiles das escolas de samba, que ocorrem sexta-feira, 13, e sábado, 14, e do bloco A Banda, bem como no Circuito de Blocos e as programações nos bairros, conjuntos habitacionais e em todos os municípios.

 

O governador Clécio fez o lançamento da segurança pública para o Carnaval 2026 em entrevista coletiva no Sambódromo com a presença de vários secretários estaduais, como o de segurança pública, delegado de polícia civil Cézar Vieira, e o dos transportes Marcos Jucá.

 

 

Conforme mostrado pelo gestor, o esquema para o Carnaval envolve policiamento a pé, motorizado e de trânsito, além de policiamento velado e monitoramento aéreo com drones.

 

A atuação integrada das forças de segurança contará com a Carreta da Segurança Pública, videomonitoramento, segurança eletrônica, observadores de risco e equipes de urgência e emergência, assegurando cobertura completa nos circuitos oficiais e áreas de grande concentração de público.

 

Segundo Clécio Luís, o plano de segurança envolverá mais de mil e quinhentos agentes das diversas forças de segurança atuantes no estado com uso de tecnologia e equipamentos modernos originalmente confeccionados para operação em grandes eventos.

 

 

“Olha, na programação de Carnaval as forças de segurança vão, mais uma vez, trabalhar de forma completamente integrada. Na verdade, isso está lá no meu programa de governo e no nosso programa estratégico. As forças de segurança não trabalham mais de forma isolada, trabalham de forma integrada”, assegurou o governador, na entrevista coletiva.

 

A respeito da Carreta da Segurança Pública Clécio descreveu que dentro dela estão todos os operadores da Polícia Militar, da Polícia Civil, Bombeiro, da Polícia Científica, Iapen, Detran, Delegacia Geral de Polícia e da Sejusp com tudo que há de mais moderno e tecnológico, inclusive câmeras que identificam movimentos por inteligência artificial.

 

O governador argumentou que o Sambódromo é lugar de família, dos idosos, da juventude, lugar de alegria, diversão e de paz. “Criminosos, contraventores, pessoas que estão com liberdade privada, devendo à Justiça, não venham, porque serão pegos por todo esse aparato tecnológico”, ameaçou.

 

 

Clécio ainda lembrou que estava falando no Sambódromo, mas que haverá eventos na Beira Rio, nos bairros, nos conjuntos habitacionais, nos municípios e na Banda, uma concentração gigante de mais de cem mil pessoas.

 

“Então é um esquema preparado, sobretudo planejado ao longo desses quatro anos, num crescente de conhecimento e de estratégia. Tudo que aconteceu no primeiro, segundo e terceiro anos, que gerou um ponto de observação, foi levado em consideração para este planejamento e também levado em consideração para que possamos fazer, caso haja necessidade, uma intervenção imediata naquele ponto de consulta”, concluiu o gestor amapaense.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade