Nota 10

Unidos do Buritizal desfila destacando a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa

Escola volta ao grupo especial após 10 anos e aborda a integração entre as duas culturas


Fotos: Gabriel Penha/DA

 

A escola de samba Grêmio Recreativo Cultural Acadêmico de Samba Unidos do Buritizal é a primeira do grupo especial do carnaval, a desfilar na madrugada deste sábado, 14.

 

Com o enredo “Transfronteira de Sonhos: Bem-vindo à Guiana Francesa”, a escola destaca a relação entre Brasil e Europa, mostrando como a fronteira no Norte do Amapá aproxima diferentes culturas.

 

 

Depois de dez anos, a agremiação, que neste ano desfilou com 1.100 brincantes, volta ao  grupo especial do carnaval e mostra o olhar dos brasileiros ao atravessar a fronteira, retratando o sonho de transformação.

 

Histórico

Escola de Samba Unidos do Buritizal foi fundada em 22 de julho de 1990, por um grupo de amigos professores que se reunia aos domingos na residência da Professora Cila França Trindade, na época diretora da Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida.

 

 

O local de fundação da entidade carnavalesca foi na Avenida Anhanguera 1407, Bairro do Buritizal. Estavam reunidos na ocasião Cila França, Nair França, Arcilene França, Ricardo Mesquita, Graça Monteiro, Cabo Plínio e Almir Maciel onde receberam a visita de Reginaldo Costa França e do senhor Filomeno Araújo fundador e integrante da Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofinar, de Belém do Pará.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade