Nota 10

Ifap alcança maior aprovação do Partiu IF no Norte

O Partiu IF é um programa do MEC, que possibilita a estudantes do ensino fundamental da rede pública participarem de atividades complementares nos institutos federais


 

Cerca de 57% dos bolsistas do programa Partiu IF conseguiram aprovação nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Amapá (Ifap) no processo seletivo 2026.1. O índice é o maior obtido entre todos os Institutos Federais da região Norte.

 

O Partiu IF é um programa do Ministério da Educação (MEC) implantado em 2025 que possibilita a estudantes do ensino fundamental da rede pública participarem de atividades complementares nos institutos federais, com o objetivo de se qualificarem para o processo de ingresso nos cursos regulares das instituições da Rede Federal.

 

Durante oito meses, 240 alunos participaram do Partiu IF no Ifap, recebendo bolsas de R$ 200 e participando de aulas de Português, Matemática, Ciências e Práticas suplementares (atividades extras como visitas e orientações individuais), com vistas a recompor aprendizagens. Desses, 140 foram aprovados nos processos seletivos dos campi do Ifap para ingresso no primeiro semestre de 2026.

 

Uma das aprovadas é Ana Eloin Coutinho Rios, que aos 15 anos se tornou aluna do curso Técnico Integrado em Química do Campus Macapá. “O tempo que eu passei no Partiu IF foi muito gratificante, foi uma experiência muito legal. Eu aprendi várias coisas novas, os professores e funcionários eram muito bem qualificados e as aulas eram bem produtivas. Além de já ir pegando o ritmo do Ifap, ir conhecendo e me integrando ao instituto também”, conta a estudante, que, em 2025, concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual Maria mãe de Deus, bairro Brasil Novo.

 

“Minha expectativa como aluna do técnico integrado é que sejam anos bem produtivos e que eu venha conseguir concluir todos os objetivos que eu tenho em mente entrando no Ifap”, afirma Ana Eloin, que mora com a mãe, beneficiária do programa Bolsa Família e vendedora autônoma.

 

“O índice de aprovação alcançado pelo Ifap é o mais elevado da região Norte, evidenciando a efetividade do Partiu IF como estratégia de acesso, permanência e êxito, além do compromisso da instituição com a democratização do ensino público, gratuito e de qualidade. Os dados reforçam o papel do Ifap na ampliação de oportunidades educacionais e na preparação de estudantes para a educação profissional e tecnológica, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e educacional do estado do Amapá”, afirmou a Diretora de Extensão, Arte, Cultura e Desporto (Diext/Proext) do Ifap, Lauana Natasha da Gama Pantoja.

 


Deixe seu comentário


Publicidade