Política

Davi Alcolumbre abre exposição sobre sobreviventes do Holocausto

A mostra homenageia sete crianças que vieram ao mundo em meio à perseguição nazista e conseguiram sobreviver ao Holocausto, tornando-se símbolo de resistência, fé e superação


 

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), abriu nesta terça-feira (3), no Salão Negro do Congresso Nacional, a exposição “Eles Nos Deram Novamente Esperança”, dedicada à memória de bebês que nasceram no campo de concentração de Dachau, na Alemanha, em dezembro de 1944.

A mostra homenageia sete crianças que vieram ao mundo em meio à perseguição nazista e conseguiram sobreviver ao Holocausto, tornando-se símbolo de resistência, fé e superação. Entre elas está George Legmann, cuja presença na cerimônia marcou o momento de maior emoção da solenidade.

Durante seu discurso, Alcolumbre homenageou Legmann, destacando que sua presença no Congresso simboliza a vitória da vida sobre o ódio, e reforçou a centralidade da esperança na trajetória do povo judeu. O presidente ressaltou que, ao longo da história, o antissemitismo se manifestou de diferentes formas, culminando no plano sistemático de extermínio executado durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, segundo ele, a fé no futuro prevaleceu.

“Tentaram nos apagar da história. Não conseguiram. George, é uma honra para mim, primeiro presidente judeu do Congresso Nacional brasileiro, compartilhar com você esse legado, essa história de luta, de superação e de fé em um futuro melhor, que são algumas das principais marcas do nosso povo”, destacou.

 

Alcolumbre afirmou que a preservação da memória do Holocausto é um dever moral das instituições democráticas e um alerta permanente às novas gerações. “Recordar não é apenas um exercício de memória histórica, é um dever moral.”

A exposição integra as ações do Congresso Nacional voltadas à promoção da memória histórica, ao combate ao antissemitismo e à defesa da tolerância e da dignidade humana.

 

“Esta exposição reflete o compromisso do Congresso Nacional com a preservação da memória e com a luta contra o antissemitismo. Que ela alcance os corações e mentes de todos e todas que a visitarem”, finalizou.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade