Cleber Barbosa
Concurso público

O governador do Amapá, Clécio Luís autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A partir de agora serão iniciados os estudos técnicos e administrativos para a contratação da banca organizadora responsável pela aplicação das provas. O certame deverá ofertar mais de 1.800 vagas para cadastro reserva, e contemplará diversas áreas da saúde com reforço no planejamento do Estado para fortalecer a rede pública de atendimento.
PEC 47
Buscando ampliar transparência e garantir que a população amapaense esteja devidamente informada, o deputado federal Acácio Favacho (MDB-AP) anunciou a abertura de um canal de comunicação exclusivo para tratar da PEC 47. Através de um número de WhatsApp e um QR Code personalizado, o parlamentar atenderá diretamente o cidadão interessado em entender quem tem direito, o que fazer e a tramitação da proposta.
Bandeiras tarifárias
Em uma defesa contundente dos direitos do consumidor amapaense, o deputado federal Lucas Abrahao (Rede/AP) utilizou seu tempo na Comissão de Minas e Energia para cobrar do governo federal uma reformulação no sistema de bandeiras tarifárias. O parlamentar destacou a contradição vivida pelo Amapá, que é um grande produtor e exportador de energia, mas que frequentemente sofre com as taxas extras da “bandeira vermelha” em sua conta de luz.
Causa animal
Reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade civil mais participativa na causa animal, o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), instituiu na quinta-feira, 12, a Conferência Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais. A assinatura do decreto ocorreu no encerramento da Semana Nacional dos Animais, em Brasília, e foi acompanhada pela equipe técnica da Secretaria do Bem-Estar Animal do Amapá (Secbea).
Unidade móvel
A população de Santana passou a contar, a partir desta sexta-feira, 13, com um importante reforço na oferta de exames especializados. Foi lançada, na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, a carreta de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Amapá para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce de doenças.
Tambores no Meio do Mundo
Com apoio do Governo do Estado do Amapá, o projeto Tambores no Meio do Mundo realizou, na sexta-feira, 13, mais uma edição em Macapá. A iniciativa, que chega à 4ª edição desde a retomada em 2022, reforça a valorização da música autoral amapaense e da cultura regional.
AS ÚLTIMAS
Amapá mais seguro – A proteção das fronteiras e patrimônios do Amapá foi fortalecida pelo Governo do Amapá nesta sexta-feira, 13. Com entregas da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari receberam novas viaturas, armamentos, drones e equipamentos táticos modernos para renovar as guardas municipais e o 12º Batalhão da Polícia Militar. Com foco na segurança pública integrada em todas as esferas, as entregas garantem melhores condições de trabalho para quem atua na ponta, diretamente com o cidadão, aliados à proteção de pontos estratégicos para a segurança das fronteiras nacionais e internacionais pelo Amapá.
Combustíveis – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) notificou as duas distribuidoras de combustíveis que atendem o estado, além de postos de revenda em Macapá e Santana. A medida ocorre após denúncias de consumidores sobre reajustes sucessivos nos preços em diversos estabelecimentos, sem que houvesse anúncio de aumento oficial pela Petrobras. O Procon exige esclarecimentos sobre as causas dos novos valores. Durante a fiscalização, as empresas foram orientadas a apresentar as três últimas notas fiscais de compra e demais documentos correlatos. Essas informações servirão de base para análise técnica e posterior decisão jurídica. Cada estabelecimento tem o prazo de dois dias úteis para protocolar a documentação no órgão.
***************************************

