Encantarias amazônicas e resistência ambiental marcam lançamento literário
Nova obra de Marven Junius Franklin, ambientada em Tartarugalzinho, une mito, ancestralidade e denúncia socioambiental

Na próxima quinta-feira, 30, às 19h, o escritor, poeta e professor Marven Junius Franklin lança, no Sesc Centro, em Macapá, sua mais recente obra: As Três Marias Encantadas de Tartarugalzinho. O evento marca também a estreia do projeto Porto Literário, iniciativa da Editora O Zezeu em parceria com o Sesc Amapá, em celebração aos 80 anos do Sesc Nacional.
O livro foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio de edital da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult/AP), reforçando o incentivo à produção literária na região.
Entre o mito e a urgência ambiental
Ambientada no município de Tartarugalzinho, a narrativa acompanha Maria Alice, Maria Vitória e Maria Gabriela — personagens que evocam as montanhas que cercam a cidade. A cada verão, elas despertam para celebrar a vida por meio da poesia, da pintura com pigmentos naturais e da música, em uma conexão profunda com a floresta e seus saberes.
Com ilustrações de Liana Martins, a obra mergulha no universo simbólico dos igarapés e das encantarias amazônicas, mas também traz à tona conflitos contemporâneos. O avanço do desmatamento e do garimpo ilegal tensiona a narrativa, transformando o encantamento em alerta.
“O livro nasce do desejo de valorizar os saberes da Amazônia e, ao mesmo tempo, provocar reflexão sobre as ameaças que pairam sobre nossos territórios. É uma história que encanta, mas também convoca à responsabilidade coletiva com a floresta”, destaca Marven Junius Franklin.
A obra ainda incorpora elementos da fauna local, como o Vampyrum spectrum (o maior morcego das Américas) presente em cavernas da região, ampliando o diálogo entre ficção e realidade.
Literatura como formação e identidade
Com forte dimensão pedagógica e linguagem poética, o livro se volta ao público infantojuvenil, sem deixar de dialogar com leitores interessados em literatura engajada. A proposta é estimular a escuta da floresta, o reconhecimento das culturas tradicionais e o protagonismo das comunidades amazônicas.
Programação do lançamento
O evento será realizado no Salão da Biblioteca e Cafeteria do Sesc Centro e contará com:
– Roda de conversa: Histórias que encantam e educam: a literatura infantojuvenil produzida no Amapá
– Lançamento coletivo: participação da obra Yana, a menina de tranças, da autora Laura do Marabaixo
– Sessão de autógrafos: momento de interação entre autores e público.
Autor
Marven Junius da Costa Franklin é natural de Santarém e reside em Tartarugalzinho. Professor da rede pública desde 2004 e Mestre em Letras, é autor de Rio Oiapoque [in Blues] (2018) e O Pequeno Admirador de Marés (2023). Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a educação e a valorização da identidade cultural amazônica.
Deixe seu comentário
Publicidade



