Cleber Barbosa
Convênio

O governador Clécio Luís assinou, nesta sexta-feira, 29, um convênio de cooperação técnica entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Amapá (Arsap) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A assinatura, realizada no Palácio do Setentrião, em Macapá, marca o primeiro passo para que a agência estadual apoie as ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços de distribuição de energia elétrica no Amapá.
Transposição no Amapá
O governo federal publicou nesta sexta-feira, 29, no Diário Oficial da União, a portaria que reabre o prazo para a transposição de servidores do ex-território federal do Amapá para o quadro da União. O anúncio foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9). Segundo o parlamentar, a medida beneficia trabalhadores que atuaram para o estado ou municípios amapaenses entre outubro de 1988 e outubro de 1993, e que ainda não conseguiram ingressar no quadro federal por meio da Emenda Constitucional 98.
União entre poderes
A presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereadora Margleide Alfaia (PDT), participou, na última quarta-feira, 28 de maio, da mesa de honra que marcou a abertura da 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) 2026. Durante o pronunciamento, Margleide destacou o compromisso da gestão municipal com a educação e reforçou a importância da união entre os poderes para garantir avanços concretos no ensino.
Capacitação
Iniciou nesta semana o treinamento da 1ª etapa do Censo Escolar 2026, voltado à atualização das informações das escolas da rede pública estadual. A capacitação ocorre em Macapá e Santana até o dia 3 de junho e, a partir do dia 8, seguirá para os demais municípios do estado. A formação é coordenada pelo Centro de Pesquisas Educacionais (CEP) da Seed e reúne diretores, secretários escolares e técnicos responsáveis pela inserção de dados no sistema Educacenso, plataforma oficial utilizada pelo Inep para o levantamento das informações da educação básica brasileira.
Ciência e inovação
Com apoio do Governo do Estado, uma pesquisa desenvolvida por estudantes de Serra do Navio colocou o Amapá entre os destaques da ciência estudantil brasileira. A Escola Estadual Colônia Água Branca conquistou o 3º lugar geral na Expo Nacional Milset Brasil, uma das maiores feiras de ciência, tecnologia e inovação estudantil da América Latina, realizada entre os dias 19 e 23 de maio, em Fortaleza (CE).
Parque Residência
Unir memória, cultura e preservação histórica em um só lugar. Essa foi a proposta concretizada nesta sexta-feira, 29, com a entrega do Parque Residência pelo governador do Amapá, Clécio Luís. O local, mais novo ponto turístico da capital, foi totalmente reestruturado mantendo as características arquitetônicas originais. O patrimônio do Estado volta a ficar disponível para a população após permanecer fechado por aproximadamente uma década.
AS ÚLTIMAS
Serviços – O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 29, uma mega ação de saúde no Conjunto Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, levando atendimentos especializados, assistência multiprofissional e serviços voltados ao cuidado integral da população. A programação reuniu moradores em busca de consultas, exames e acolhimento em diversas áreas da saúde. Foram ofertados atendimentos com clínico geral, pediatria, ginecologia, psicologia, psiquiatria, assistência farmacêutica e serviços laboratoriais. A programação também contou com o espaço “Brinca Saúde”, voltado ao acolhimento infantil, proporcionando um ambiente de recreação e cuidado para as crianças durante os atendimentos das famílias. Além disso, kits de fraldas foram distribuídos aos participantes da ação.
Reconhecimento – O trabalho do Governo do Amapá em prol do fortalecimento e da reestruturação da educação foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) nesta sexta-feira, 29, durante Sessão Solene em homenagem aos profissionais da rede pública estadual de ensino, realizada no Plenário Dalto Martins, na sede da Casa. Entre os resultados celebrados estão a melhora nos índices educacionais, desde a alfabetização na idade certa até a participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além do aumento no número de aprovações, conquistas de premiações e participação de estudantes amapaenses em eventos no Brasil e no exterior.
********************************************

