Esportes

Jogos Escolares Amapaenses definem primeiros campeões e representantes do Amapá na etapa nacional

Basquete e handebol já conheceram parte dos campeões estaduais; competições seguem até sábado, com decisões no voleibol e futsal


 

A fase estadual da 56ª edição dos Jogos Escolares Amapaenses (JEAs) começou a definir os primeiros campeões que representarão o Estado nas competições nacionais do desporto escolar. Nesta quinta-feira, 6, modalidades como basquetebol e handebol tiveram finais disputadas e garantiram vagas para escolas de diferentes municípios do Amapá.

 

As disputas reúnem cerca de 2 mil estudantes-atletas, de 135 escolas dos 16 municípios amapaenses, e seguem até o dia 8 de agosto, em ginásios e quadras esportivas de Macapá.

 

Handebol

No handebol masculino, categoria de 12 a 14 anos, o Colégio COC Norte, de Macapá, conquistou o título estadual ao vencer a competição. O Colégio Ana Neri, de Laranjal do Jari, ficou com o vice-campeonato.

 

Pelo feminino, na mesma categoria, a Escola Jaci Torquato garantiu o título e a vaga para representar o Amapá na etapa nacional.

 

Já na categoria feminina de 15 a 17 anos, a Escola Estadual Rivanda Nazaré, de Macapá, consagrou-se campeã estadual, enquanto o Intituto Federal do Amapá (Ifap), de Santana, terminou como vice.

 

Basquetebol

No basquete masculino de 12 a 14 anos, a Escola Estadual José Bonifácio, de Macapá, conquistou o título estadual após superar o Colégio UCRI na decisão.

 

 

No feminino da mesma faixa etária, o Colégio Ucri assegurou a classificação para representar o Estado na etapa nacional.

 

Entre as atletas de 15 a 17 anos, a Escola Alexandre Vaz Tavares venceu a Escola Barão do Rio Branco e ficou com o título de campeão.

 

Já no masculino de 15 a 17 anos, a Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café confirmou sua tradição na modalidade ao conquistar mais um título, derrotando a equipe Conexão Aquarela na decisão.

 

Mais um título no basquete

Com mais uma conquista estadual, a Escola Estadual Gabriel de Almeida Café garantiu presença na fase nacional e ampliou sua história no basquete escolar.

 

 

O técnico da equipe, professor Hemerson Dias, destacou a emoção de conquistar mais um título e representar o Estado.

 

“Sou professor de Educação Física da escola e agora campeão estadual masculino, hexacampeão escolar. Representar o Amapá é algo muito especial. Levar nossa bandeira por meio do esporte para todo o Brasil é uma emoção que vou carregar para o resto da vida.”

 

Estudantes-atletas já projetam disputa nacional

Campeão estadual, o estudante-atleta Armando Amaral comemorou o resultado e falou sobre a expectativa para a próxima fase.

 

“Essa será minha segunda participação em uma competição nacional. Somos tricampeões aqui e estamos com muita expectativa de buscar mais um título para o Amapá. Agora os treinos serão ainda mais intensos para chegarmos preparados.”

 

Promovidos pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e do Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com a Federação Amapaense do Desporto Escolar (Fade), os Jogos Escolares Amapaenses seguem até o dia 8 de agosto.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade