Fiscalização ambiental é reforçada na estiagem para reduzir efeitos do El Niño
Segundo ciclo de atividades reúne educação ambiental, fiscalização e orientação à população em Pracuuba, Amapá e Região dos Lagos

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 22, o segundo ciclo de ações de enfrentamento ao período de estiagem e aos efeitos climáticos do El Niño. Coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), as atividades seguem até quinta-feira, 24, em Pracuúba, Amapá e na Região dos Lagos.
As equipes atuam diretamente nas comunidades, escolas e áreas identificadas com ocorrências de queimadas, levando informações sobre o uso seguro do fogo, os riscos da fumaça e os procedimentos previstos durante o período de estiagem.
Para o aluno Júlio César, do 3º ano do ensino médio, conhecer os procedimentos corretos faz diferença diante de situações de queimadas. “É importante saber como agir e também como se proteger da fumaça”, destacou.
A programação ocorre em dois momentos. Pela manhã, os profissionais realizam palestras com alunos da rede de ensino sobre os riscos do fogo, cuidados com a fumaça e protocolos de segurança. No fim da tarde, as equipes seguem para comunidades e áreas rurais, onde conversam com moradores e agricultores sobre legislação, prevenção e canais de denúncia.
“Levamos orientação sobre segurança, legislação e canais de denúncia, fortalecendo o diálogo com a população”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Hubner.
De 1 de agosto a 22 de setembro de 2026, Calçoene soma 71 focos e Tartarugalzinho, 69, segundo os dados utilizados pelas equipes para direcionar o trabalho de campo. O acompanhamento permite confrontar as informações do monitoramento ambiental com o que é encontrado diretamente nas áreas indicadas. “Vamos a campo para verificar a origem dos focos e identificar possíveis irregularidades”, informou o capitão Alex.
Deixe seu comentário
Publicidade




