Política

Câmara Municipal de Macapá altera data de eleição da Mesa Diretora

Medida foi em atendimento à determinação judicial, proibindo antecipações excessivas e estabelece que eleições internas ocorram a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato


 

A Câmara Municipal de Macapá publicou o Edital nº 002/2026-MD-CMM, modificando as datas da eleição para a renovação da sua composição no biênio 2027/2028. A medida foi tomada em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), no âmbito do Mandado de Segurança impetrado por um vereador.

A Justiça amapaense suspendeu votação anteriormente agendada, por violação ao princípio da contemporaneidade e a jurisprudência pacificada do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe antecipações excessivas e estabelece que essas eleições internas ocorram a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato.

Com a reformulação do cronograma para se adequar estritamente aos parâmetros legais vigentes, os novos prazos ficaram definidos da seguinte forma:

  • ⁠ ⁠Inscrição de chapas: 29 de dezembro de 2026, das 8h00 às 14h00. •⁠ ⁠Realização da eleição: 30 de dezembro de 2026, às 10h00, em Reunião Extraordinária.

Como a nova Mesa Diretora eleita assumirá suas funções apenas em 1 de janeiro de 2027, a alteração do calendário não trará qualquer tipo de prejuízo administrativo ou operacional ao andamento das atividades do Poder Legislativo municipal.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade