Ponto e Vírgula

Decisão

Divulgada na segunda-feira (17) a primeira pesquisa Ibope de intenção de voto para a Prefeitura de Macapá no segundo turno abriu um grande debate entre os macapaenses.


Confiança
O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95%. Segundo o Instituto, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos totais
– Clécio Luis (REDE) – 52% (pela margem de erro, entre 48% e 56%)
– Gilvam Borges (PMDB) – 38% (pela margem de erro, entre 34% e 42%)
– Branco/nulo/nenhum: 6%
– Não sabe/não respondeu: 4%

Votos válidos
No total de votos válidos o quadro ficou assim:
– Clécio Luis (REDE): 57% (pela margem de erro, entre 53% e 61%)
– Gilvam Borges (PMDB): 43% (entre 39% e 47%)

Cálculo
Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

Registro
O Ibope ouviu 602 eleitores entre 14 e 16 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo AP-08955/2016.

Pesquisa
Uma nova pesquisa,desta vez, de outro instituto, está registrada no TRE-AP, e deverá ser divulgada nesta quarta-feira (19).

Técnico
Foram abertas no dia 14 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2017 do Ifap. Foram disponibilizadas 920 vagas para 16 cursos técnicos de nível médio na forma integrada e subsequente.

Locais
De acordo com o edital publicado no site do Ifap, as vagas são para cursos em Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque.

 

Rapidinhas
Dos 15 prefeitos amapaenses eleitos no primeiro turno das Eleições 2016, ocorridas em 2 de outubro, somente três nasceram na cidade onde foram eleitos para governar nos próximos quatro anos. Os dados são da Justiça Eleitoral.

Serão prefeitos a partir de 2017 nas cidades onde nasceram Lindoval Rosário (PSC), de Calçoene; Professor Dudão (PPL), de Mazagão e; Rildo Oliveira (PMDB), de Tartarugalzinho.

O restante é de outro município, sendo que quatro de outros estados, como é o caso dos prefeitos de Santana, Ofiney Sadala (PSDC) e de Itaubal, Victor Rodrigues (PMDB), ambos de Belém (PA). Maria Orlanda (PSDB), de Oiapoque, e José Bessa (PDT), de Porto Grande, são de Pinheiro (MA) e Bujaru (PA), respectivamente.

Observando esse cenário acima, é importante salientar que nem sempre os que nasceram em determinado município, e nele se tornaram gestores, deram certo. Muitas vezes, olha melhor para certo município aquele que vê de fora


Deixe seu comentário


Publicidade