Cidades

V Semana de Engenharia Ambiental aborda desafios das mudanças climáticas

Evento será realizado pela Ueap, de 16 a 19 de novembro, e contará com palestras de especialistas do Amapá e de outros estados


 

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizará, entre os dias 16 e 19 de novembro, a V Semana de Engenharia Ambiental (V Seamb), que terá como tema “A Engenharia Ambiental frente à mudança climática”. O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, tem como objetivo conectar conhecimento, inovação e soluções diante dos desafios das mudanças climáticas, reunindo estudantes, pesquisadores, profissionais e a comunidade em geral.

 

Para a coordenadora do evento, a professora Dra. Ana Paula Silva, discutir a mudança climática na Amazônia é discutir as condições de vida das pessoas, a conservação da biodiversidade e o futuro do desenvolvimento não apenas local, mas da região e do mundo, dada a importância da região em que o Amapá está localizado.

 

“Para nós, que vivemos e trabalhamos nessa região, esse debate tem relação direta com a água que consumimos, os alimentos que produzimos, a saúde da população e a capacidade de nossas cidades e comunidades enfrentarem situações extremas”, disse a docente.

 

Entre os destaques da programação está a participação do pesquisador Niro Higuchi, membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Há mais de 40 anos, ele atua como pesquisador e professor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), desenvolvendo estudos na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Inventário e Manejo Florestal.

 

Durante a V Seamb, o pesquisador ministrará a palestra “Crise climática na Amazônia: desafios e perspectivas para a Engenharia Ambiental”, abordando questões relacionadas aos impactos das mudanças climáticas na região amazônica e os desafios para o desenvolvimento de soluções ambientais.

 

Inscrições e submissão de trabalhos

Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição pelo portal oficial da V Seamb. Aqui: https://www.even3.com.br/participante/trabalhocientifico/

A participação dará direito a um certificado com carga horária de 30 horas. Já para os minicursos, a certificação será de 7 horas, enquanto as visitas técnicas terão certificação de 3,5 horas ou 7 horas, conforme a atividade realizada.

 

Além disso, estudantes e pesquisadores também podem submeter resumos de trabalhos acadêmicos para apresentação nas Mostras Científica e de Soluções Ambientais, no dia 19 de novembro, a partir das 14h30. As propostas devem estar relacionadas a uma das cinco áreas temáticas do evento:

 

  • Controle e Monitoramento da Poluição e Impactos Ambientais;
  • Direito, Políticas Públicas e Meio Ambiente;
  • Gestão de Recursos e Infraestrutura Ambiental;
  • Saúde e Meio Ambiente;
  • Sustentabilidade, Tecnologias e Mudança Climática.

 

Os trabalhos deverão ser encaminhados, em formato de resumo, até o dia 08 de novembro, diretamente para o e-mail submissao.seamb@gmail.com. As regras para submissão estão disponíveis na plataforma. Durante a cerimônia de encerramento, às 18h, serão premiados os melhores trabalhos.

 

A V SEAMB conta com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (Caeamb/Ueap), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade (MAS) e do projeto Educação Climática Aplicada.

 

Confira a programação completa do evento:

 

Segunda-feira, 16 de novembro

  • 18h às 19h – Credenciamento e recepção dos participantes;
  • 19h às 19h40 – Cerimônia de abertura da V SEAMB;
  • 19h40 às 20h40 – Conferência de abertura: “Crise climática na Amazônia: desafios e perspectivas para a Engenharia Ambiental”, com o professor doutor Niro Higuchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa);
  • 20h40 às 21h – Debate com o público;
  • 21h – Momento cultural e confraternização de abertura.

 

Terça-feira, 17 de novembro

  • 9h às 12h – Mesa-redonda 1: “Evidências da mudança climática na Amazônia”, com a participação de:

Jaqueline Homobono Nobre, mestre, do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap);

Diego Armando Silva da Silva, doutor, do Instituto Federal do Amapá (Ifap);

Frederico Fonseca Fernandes de Medeiros, coronel do Corpo de Bombeiros Militar, do Gabinete de Proteção e Defesa Civil do Amapá (GEDEC).

Mediação: Zenaide Palheta Miranda, doutora, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP);

  • 12h às 14h30 – Intervalo para almoço;
  • 14h30 às 18h – Minicursos e oficinas simultâneas;
  • 14h30 – Visita técnica à Amcel, na unidade de Santana, localizada na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, s/n, bairro Novo Horizonte.

 

Quarta-feira, 18 de novembro

  • 9h às 12h – Mesa-redonda 2: “A Engenharia Ambiental e soluções para a mudança climática”, com a participação de:

Alaan Ubaiara Brito, professor doutor, da Universidade Federal do Amapá (Unifap);

Menyklen da Silva Penafort, professor mestre, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP);

Marcelle Vilar da Silva, mestre, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Mediação: João Vitor de Novoa Pinto, doutor, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP);

  • 12h às 14h30 – Intervalo para almoço;
  • 14h30 às 18h – Minicursos e oficinas simultâneas;
  • 14h30 – Visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Garden Shopping.

 

Quinta-feira, 19 de novembro

  • 9h às 12h – Mesa-redonda 3: “Governança climática na Amazônia”, com a participação de:

Orleno Marques da Silva Junior, doutor, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa);

Joaquim Correa de Souza Belo, do Conselho Nacional do Seringueiro e presidente da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Carvão, em Mazagão;

Diego dos Santos Furtado, engenheiro florestal, da Coordenadoria para Climas e Serviços Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá.

Mediação: Raimunda Kelly Silva Gomes, doutora, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP);

  • 12h às 14h30 – Intervalo para almoço;
  • 14h30 às 17h30 – Mostra Científica da Engenharia Ambiental, com apresentação de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa, ensino e extensão, e Mostra de Soluções Ambientais, com exposição de protótipos, tecnologias, práticas sustentáveis e propostas elaboradas pelos acadêmicos;
  • 17h30 – Plenária final: síntese das discussões;
  • 18h – Cerimônia de encerramento da V SEAMB, com premiação dos trabalhos e entrega simbólica de certificados.

 

Minicursos

  • Desbloqueando os Dados Ambientais com R e Inteligência Artificial

Ministrante: Jorge Luis Reategui Betancourt.

Local: Campus I, prédio Presidente Vargas, sala 02 ou Geolab.

 

  • Hidrodinâmica Computacional de Corpos d’Água com SisBaHiA

Ministrante: Carlos Henrique Medeiros de Abreu.

Local: Campus I, prédio Fab, sala 03.

 

Programação específica para os alunos da EQE Daniel de Carvalho – 18 de novembro

  • 9h às 12h – Mesa-redonda 2: “A Engenharia Ambiental e soluções para as mudanças climáticas”;
  • 12h às 14h30 – Intervalo para almoço;
  • 14h às 16h – Atividade no Laboratório de Física, com o professor Carlos Henrique Abreu;
  • 16h às 17h30 – Atividade no Laboratório de Microbiologia, com o professor William Kalhy.

 


Deixe seu comentário


Publicidade