Amapá recebe programa Palmares Itinerante
Promover políticas públicas para afrodescendentes.

O presidente da Fundação esteve pela primeira vez no Amapá com o programa Palmares Itinerante, que visa promover políticas públicas de acordo com as características de cada região. Na tarde desta sexta-feira, o presidente reúne com o governador do estado, Waldez Góes, para discutir projetos para as comunidades quilombolas, nas áreas de saúde, educação, transportes, agrícola e outros. Entre os projetos está a Virada Cultural, evento que ocorrerá em dezembro para promover o turismo e cultura afrodescendente, oportunidade para desenvolver o turismo étnico.
No setor da educação, abordarão a Lei 10.639/03, que trata sobre o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. A agenda segue no sábado, com visita ao município de Mazagão para apresentação da Festa de São Tiago, tradicional manifestação religiosa e cultural do Estado.
O Palmares Itinerante também visitou comunidades quilombolas para conhecer a realidade dos locais, abordando o tema Avanços e Desafios para Etnodesenvolvimento. Ao todo, o estado possui 40 comunidades quilombolas certificadas. A secretária de políticas para afrodescendentes, Núbia Souza, que acompanha toda a agenda, destacou que este é um momento para firmar parcerias. “São parcerias para trabalharmos projetos em 2017, que beneficiarão as nossas comunidades quilombolas”, informou.
“Percorreremos todo o país, e no Amapá, queremos essa parceria com o Governo do Estado para fazer políticas públicas para benefício do povo afrodescendente e desenvolvimento do turismo étnico”, afirmou Erivaldo.
Deixe seu comentário
Publicidade
