Política

Detentas do Iapen têm Dia de Beleza e ganham cursos profissionalizantes

Elaborado e coordenado pela deputada Luciana Gurgel com o apoio do governo do estado, programa “Rosa Mulher” é dedicado ao público feminino do complexo penitenciário


As detentas da penitenciária feminina do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) têm um dia diferente nesta quarta, 08, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher: Além de se submeterem a tratamento estético, também realizam cursos profissionalizantes. A ação, denominada ‘Rosa Mulher’, foi idealizada e é coordenada pela deputada estadual Luciana Gurgel (PRB), com o apoio do Governo do Amapá e várias empresas privadas.
Entrevistada com exclusividade pela equipe do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), a deputada explicou que essa iniciativa é centrada na necessidade de fortalecer a autoconfiança do público feminino do complexo penitenciário, além de prepara-las para o mercado de trabalho. A parlamentar tem sido responsável, também, por vários outros projetos na área, que atende várias comunidades no estado.
“Essa ação idealizada por mim com o apoio do Governo do Estado graças à sensibilidade do governador Waldez Góes, foca não apenas a vaidade das mulheres que estão reclusas no Iapen, como também tem o condão de fortalecer a sua autoestima e prepara-las para o mercado de trabalho. Além de cursos de qualificação e tratamento de beleza, elas recebem orientações sobre higienes íntima e bucal, e massoterapia. Elas também são contempladas com kits para serem usados no dia a dia. Esse trabalho se repetirá todos os anos, cada vez mais fortalecido pelo crescente apoio que vimos recebendo”, pontuou Luciana Gurgel.
A deputada também executada, entre outras ações, o programa ‘Qualifica Amapá’, voltado ao empreendedorismo: “Além do ‘Rosa Mulher’, destinado às detentas, desenvolvemos também o programa ‘Qualifica Amapá’, que é trabalhado nos mínimos detalhes, desde a organização, arregimentação de parceiros e em sua execução; minha bandeira como deputada, por eu ser empreendedora é gerar trabalho e renda, incentivar o empreendedorismo em todos os setores, e tudo isso a partir da própria casa da pessoa, aproveitando a disponibilidade, os vários cursos oferecidos nas mais diversificadas áreas”, relatou.
Outro projeto da parlamentar que está em fase final de elaboração é a primeira edição do ‘Sonho de Valsa Comunitário’, que vai proporcionar todos os anos a concretização do sonho de meninas de comemorarem os 15 anos: “Além da festa, essas meninas vão receber como presentes de aniversário a oportunidade de realizarem diversos cursos na área do empreendedorismo, que serão ministrados por uma equipe técnica especializada constituída de professores, orientadores educacionais e psicólogos, todos voluntários. Esse programa está na fase final de elaboração e busca de parceiros, e será deflagrado ainda neste ano”, concluiu a parlamentar.

Deixe seu comentário


Publicidade