Política

Município de Calçoene terá nova eleição neste domingo

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), a medida foi necessária por causa do indeferimento do registro de candidatura de Reinaldo Santos Barros (PDT) e de seu vice, Antônio de Souza Pinto, do mesmo partido, que foram os mais votados à época.


SP - ELEIÇÕES/SP - POLÍTICA - Movimentação de eleitores votando no Colégio Santo Américo, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo, neste domingo. 05/10/2014 - Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO

Paulo Silva
Da Editoria de Política

A eleição suplementar para o cargo de prefeito e vice-prefeito de Calçoene, 374 quilômetros de Macapá, a ser realizada neste domingo (12/3), terá quatro candidatos. O novo pleito acontece na cidade após a Justiça Eleitoral ter anulado a votação de 2 de outubro de 2016.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), a medida foi necessária por causa do indeferimento do registro de candidatura de Reinaldo Santos Barros (PDT) e de seu vice, Antônio de Souza Pinto, do mesmo partido, que foram os mais votados à época.

São candidatos ao novo pleito Dr. Lindoval (PSC); Evaldo (do PV); Gracilene Barros (PMB) e Jones (PPS). O colégio eleitoral de Calçoene é formado por 7.423 eleitores e a votação acontecerá das 8h às 17h em oito locais da cidade e distritos.

Candidatos
Lindoval Rosário (Dr. Lindoval), do PSC, tem 43 anos, é advogado e natural de Calçoene. Foi o segundo mais votado nas eleições de outubro. O vice na chapa é Naldo Aurélio (PSC). Eles integram a coligação “Calçoene merece respeito”, formada por PSC, PTB, PT, PC do B e SD.

José Valter Cavalcante (Evaldo), de 59 anos, é empresário natural de Pacatuba (CE), e concorre somente pelo PV, pois não foi formada coligação. O candidato a vice é Sebastião da Silva (PV).

Gracilene Barros, do PMB, tem 27 anos, é administradora e natural de Calçoene. Ela integra a coligação “Um novo caminho para Calçoene” formada por PR, PRB, PMB e PRP. O vice na chapa é Toim (PR).

Jones Cavalcante (Jones), do PPS, tem 45 anos, é vereador e atual presidente da Câmara da cidade. Ele é natural de Macapá e integra a coligação “Novos caminhos” formada por PPS e Rede. A vice é Ângela Avelar, da Rede.

Encontram-se disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informações sobre os candidatos para as Eleições Suplementares de Calçoene. As informações podem ser acessadas no DivulgaCand, no site do TSE. Poderá votar o eleitor inscrito no município que conste do cadastro eleitoral e esteja apto a votar até 5 de maio de 2016.

Sobre o município
A cidade de Calçoene teve origem com o movimento de garimpeiros e o trânsito de abastecimento das minas da região. Situada na margem esquerda do rio Calçoene, o município possui 14 mil km2 e 10.343 habitantes. Desses, 7.423 são eleitores, a maior parte entre 21 e 54 anos. Trinta e seis por cento dos eleitores têm ensino fundamental incompleto e apenas 5% possui curso superior completo.

A 3ª Zona Eleitoral de Calçoene possui oito locais de votação e 25 Seções Eleitorais. Na Eleição Municipal 2016 foram apurados: 1.359 abstenções (18,31%) e o total de cidadãos que votaram foi de 6.064 eleitores (81,69%). Os votos brancos somaram 25 (0,41%), nulos: 2.266 (37,37%) e 3.773 votos válidos (62,22%).


Deixe seu comentário


Publicidade